Categorias
Doces e Sobremesas

fudge caramelado de chocolate

eu sempre olhava para o tal do fudge e ficava curiosa: que danado é isso, como deve ser a textura? e o gosto? bem, demorei a tomar coragem e encarar, mesmo sendo uma receita tão fácil… e posso dizer agora: que coisinha gostosa, simples e delicinha…

mas o grande mérito dessa receita não é minha e sim da simone do chocolatria que me fez babar com essa delícia, justamente porque leva um dos meus maiores vícios: caramelo! isso mesmo, sabe aquela balinha (bombom no nordeste) quadradinha que você come uma atrás da outra sem parar? pois é, não consegui resistir a uma receita com ela e me joguei na cozinha.

fiz algumas adaptações na receita original, mas juro que foram bem poucas. na versão da simone o chocolate é meio amargo e o crocante fica a cargo da castanha do pará, por aqui substituí o chocolate para o amargo (porque fiquei com medo de ficar muito doce) e como esqueci de comprar a castanha foi biscoito de leite (aquele da vaquinha) picadinho.

então foi assim: comecei derretendo 3 barras de chocolate amargo (cada uma com 170g) no microondas. enquanto isso, misture 1 lata de leite condensado com 17 balinhas de caramelo cortadas e leve, também, ao microondas por cerca de 3 min. (eu coloquei a metade do tempo dei uma misturada e coloquei o restante do tempo). misturei bem a mistura com leite condensado com caramelo para formar um creme uniforme e misturei no chocolate derretido. mistureiii beeemmmm e adicionei por último 1 mini pitada de sal e 1/2 pacote de biscoito de leite picadinho. então, você vai derramar em um tabuleiro quadrado (de cerca de 22cm) coberto com papel celofane ou filme deixando uma sobra para cobrir e levar a geladeira por cerca de 3h até que ele fique bem durinho para você cortar em quadradinhos.

é só isso? é sim! mas calma ae que eu tenho algumas observações:

– eu tive algumas dificuldades com o tal do papel filme, não sei se o q eu estou usando é de uma qualidade mais ou menos, mas no inicio não consegui desenformar o danado de jeito nenhum o que dificultou um pouco o corte dos primeiros pedaços… fiquei pensando se o papel celofane não seria melhor… fica para a próxima tentativa (porque haverá! rs…)

– o danado é durrooo para cortar, por isso é bacana uma faca grande para facilitar o trabalho e claro, conseguir tirar ele da forma também vai facilitar demais!

– como o calor tá voltando com força total, deixe os bonitinhos na geladeira…

– o rafa disse que tem um Q de gosto de ovo de páscoa e é verdade! rs…

– já vi algumas pessoas fazerem cobertura de açúcar de confeiteiro, cacau em pó ou até mesmo mergulhar no chocolate derretido e deixar esfriar para ficar uma casquinha, então deixa rolar a criatividade!

– verdade, não consegui fazer todos de tamanho igualzinho, mas acho que ninguém vai se importar não, rs…

– façam e arrasem!!!

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

30 respostas em “fudge caramelado de chocolate”

menina, rendeu muuiiitttoooo… uns 30 a 40 quadradinhos, confesso q não contei, mas o marido levou pro trabalho e ainda ficou um monte em casa

Cami, eu vi essa receita lá no Chocolatria , não fiz ainda pq fiquei na dúvida sobre que marca de bala de caramelo usar pra dar esse resultado. Será que dá pra você dizer qual usou?
Brigaduu

Eu já fiz a receita do site da Simone e é muito bom! O caramelo que utilizei foi o da marca Embaré.
Cada chocolate fica com um gosto totalmente diferente, chocolate puro, tipo cobertura…. ao leite, 50, 60, 70% cacau… blend xD o importante é fazer, o problema é parar de comer, porque fica muito bom! ;D

Oi! Aqui em casa eu faço um pouquinho diferente. Faço um massa de negrinho (sim, aqui no sul é negrinho e não brigadeiro!), bem mole, quando começa a desgrudar da panela é hora de colocar os biscoitos picadinhos. Na massa de negrinho, coloco uma colher de sopa de mel, que dá o saborzinho todo especial. Unto a forma com manteiga e coloco da geladeira. Cortar em quadradinhos depois de gelado. Talvez não fique tão firme quanto o fudge, mas também é uma delícia! Beijos,

Evonilda,

Mas esse que vc falou, conheço como Palha Italiana. Não é o mesmo? Brigadeiro com biscoito maizena triturado.

Já conhecia a receita do fudge, mas ainda não testei! Fiquei com água na boca!!!

Abraços.

Palha italiana q eu conheço não tem como base o brigadeiro não! Não lembro bem os ingredientes, mas lembro q vai suco de maracujá concentrado, e q é a 8ª maravilha de tão gostoso!!!

Oi Camila, tenho faltado às visitas por aqui.Tive problemas com a internet e pelo que vejo perdi muitas delicias.Mas ja estou colocando em dia.Esse fudge ficou um arraso, a torta prestigio e o suflê dispensam comentários.Como sempre você dá um show.Beijos querida e tudo de bom.

Adorei a receita e estou namorando faz alguns dias. Hoje resolvi fazer, mas no único supermercado aberto não tinha caramelo e tive de fazer sem, mas mesmo assim usei chocolate amargo.

Fiz meia receita porque estou na dieta e tem de dar tempo do marido comer tudo logo. Adorei o doce, uma maravilha.

Camilaa, aqui no Maranhão isso é conhecido como “pé-de-moça”! Essa era uma receita que minha vó fazia… nham, corri pra cozinha fazer! haha :)
Ei, que tal fazer um especial de comida nordestina? Tipo carne de sol com queijo coalho, isso pra mim tem gosto de comida de mãe, onde quer que eu coma…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile