fbpx

risoto de espinafre

hoje em dia entendo porque o Popeye gostava tanto de espinafre… ô verdinho gostoso! refogadinho ou dando glamour em alguma receita, tem lugar certo na minha cozinha… ok, quando eu não fico com preguiça de desfolhar e lavar folha por folha…

e aí que eu já estava há tempos querendo fazer um risoto verdinho, e nenhuma outra verdura poderia ser mais perfeita do que o espinafre… e o resultado foi um delicioso e cremoso risoto verde que fez o maior sucesso!

e o maior trabalho que você vai ter é realmente desfolhar e limpar o espinafre, já que risoto é tão prático, mas tão prático que chega a ser viciante.

então, você vai escolher 1 maço de espinafre bem generoso e depois dele bem limpinho, vai levar as folhas para uma panela para darem uma leve refogada juntamente com 1 fio de azeite e uma pitada de sal. deixe ele murchar bem e juntar um pouquinho de água. se isso não acontecer, adicione 1 dedinho de água para facilitar na hora de triturar. isso mesmo, depois que você retirar do fogo, você vai levar as folhas para o liquidificador e processar rapididamente (para deixar uns pedacinhos de folhas).

aí é seguir o modo de preparo basicão,  refogando 1 cebola pequena cortada em cubinhos, junto com 2 colheres de manteiga.  até ela ficar bem macia, adicionar 1 xíc. e meia de arroz arbóreo e em fogo baixo, deixar ele “fritar” um tantinho. misturar então, 1/2 xíc. de vinho branco e deixar ferver, e quando o vinho reduzir um tantinho, você vai adicionar o creme de espinafre, 3 xíc. de água (você pode usar caldo de legumes se preferir), acertar o sal e .deixar em fogo baixinho, mexendo de vez em quando, até  o arroz ficar bem macio (se necessário coloque um pouco mais de água). por último, adicione ainda 1 colher de sopa de manteiga e se quiser deixar ainda mais gostoso, ainda pode dar o algo mais com umas 2 colheres de queijo parmesão ralado (se for incluir esse ingrediente cuidado na hora de colocar o sal).

e como resistir a repetir essa receita por várias e várias vezes? pode querer de novo agora?

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comments
  • Nay Brito
    setembro 5, 2012

    Eita que essas receitas daqui são tentadoras!!!

    • cami
      setembro 26, 2012

      hhuuummmm <3

  • Alcinda Pereira
    setembro 5, 2012

    fica uma delicia,e nutritivo.Alcinda

    • cami
      setembro 26, 2012

      delícia é pouco!

  • Érica
    setembro 6, 2012

    Hummm! Adoro espinafre e preparado assim fica divino.
    bjs

    • cami
      setembro 26, 2012

      espinafre é bom demais né?

  • Mariana
    setembro 8, 2012

    Nossa!! Deve ter ficado uma delícia mesmo. Também adoro espinafre e sempre faço uma receita de suflê do Panelinha que é ótima. Agora vou experimentar esse risoto.
    Bjs

    • cami
      setembro 26, 2012

      suflê é bom néé? ain eu amo!

Anterior
suflê falso de legumes
risoto de espinafre