purê de batatas com cebolas carameladas

tá aí um novo queridinho da casa! eu sou apaixonada por cebola e digo para o rafa que meu amor por ele aumenta a cada comida com carga extra de cebola que ele faz! e vamos combinar? cebola caramelada é bom demais… aquele gostinho doce, hum…

e vamos combinar que o purê basicão ganha todo um glamour né? rs… e garanto, você só vai ter um tantinho de trabalho a mais do que quando você faz o purê só com as batatinhas…

comece cozinhando cerca de 4 batatas médias. enquanto isso, corte 1 cebola grande ao meio e depois em fatias bem finas…leve as mesmas para uma panela (de preferência antiaderente), juntamente com 2 colheres de sopa de óleo… aí é deixa em fogo baixo e mexendo sempre… eu ainda coloquei um tantinho de água porque achei que elas estavam “queimando” rápido demais e queria elas bem macias, por isso fica a dica de colocar 1 dedinho de água só para as cebolas não queimarem. cebolas carameladas e batatas cozidas? então é a hora do basicão! adicione o creme de batatas à panela com cebolas (se quiser, separe algumas para decorar o prato), adicionar 1 xíc. de leite, acertar o sal à seu gosto e deixar ferver por uns 5 minutinhos. quando estiver pronto, ainda cabe 1 colher generosa de sopa de manteiga para ficar aquele gostinho especial…

claro, que você pode fazer o purê do jeito que você acha que fica mais gostoso, ainda fiquei pensando em colocar um queijinho mas no final queria que o gostinho da cebola fosse o protagonista. e posso dizer, até eu que não sou mega fã de purê, comi sem pena!

ps: sim pessoal, você vai caramelizar a cebola sem o açúcar mesmo! e garanto, ela ficará docinha, docinha… pesquisei em vários sites antes de colocar a receita aqui, porque já tinha tentando fazer com açúcar e não ficou legal e vários (daqui do brasil e lá de fora) mostram essa forma de fazer! mas se você tem a sua receita de cebola caramelizado, no problems, o negócio é deixar ela docinha e macia para fazer essa receita deliciosa!

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

26 comments on “purê de batatas com cebolas carameladas”

Então, achei muito boa ideia iremos tentar por aqui. Marido já fez o bom e velho purê de atatas adicionando pimenta calabresa, fica tb muito gostoso.

Bjks e adoroooo o blog.

olá! já que são cebolas carameladas ao invés de duas colheres de óleo não seriam de açúcar?
é que não vi a parte do caramelar na receita.

beijos.

vc já frequenta o blog há muito tempo amore? pq sim, respondemos a TODOS os comentários, pode não ser no tempo ideal, mas aqui todo mundo tem uma respota!

Confesso que desanimei ao ver que eram cebolas carameladas, mas quando vi que não levava açúcar me animei de novo!
A cebola fica adocicada mesmo sem o açúcar, fiz e ficou ótimo, um purê diferente.
Apenas substitui o leite por creme de leite.

Parabéns pelo blog! Meu preferido!

Pelo que eu entendo a cebola é caramelizada nos açucares presentes na própria cebola. Não vai açucar mesmo. Fiz a receita e ficou simplesmente deliciosa!!

Em relação a sua resposta: Sim, frequento. Rs…e vcs não respondem a TODOS (com letras garrafais)não…deixei uma pergunta num post de uma torta de morango que vcs fizeram e não obtive resposta até hoje rs…

Mas não tem problema, agradeço pela resposta “educada” “amore”!
Afinal de contas a educação deve vir sempre em primeiro lugar. Eu acho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *