quiche de champignon e gorgonzola

ultimamente tem rolado muito o mais do mesmo por aqui… e também um incrível reaproveitamento, o que faz algumas sobras virarem gororobas impublicáveis. os doces tão bem sumidinhos e ainda não entrei no ritimo da cozinha nova e tenho certeza que parte da culpa são as panelas horrorosas que não estão ajudando muito… e num desses lapsos de aproveitar tudo que tem na dispensa e geladeira, surgiu esse quiche, que preciso dizer, arrasou!

a base é a mesma basicona e que sempre dá super certo aqui em casa e já apareceu aqui no blog mil vezes! mas para facilitar a minha vidinha, fiz sem a casquinha, o que torna o ato de fazer um quiche para o jantar e agradar o maridão, algo infinitamente mais fácil.

só 2 informações: essa receita não rende tanto, no máximo para umas 4 pessoas, então se quiser servir ela para mais pessoas o ideal é dobrar! outro detalhe, fiz numa forma redonda com aprox. 22 cm e por isso ela ficou mais fininha, se quiser ela mais alta é só diminuir o tamanho da travessa, ou para ficar mais fofo ainda, fazer em forminhas individuais…

e você vai fazer assim: em uma panela, derreta 1 colher de sopa generosa de manteiga e então adicione 200g de champignon (sem a água e cortado ou inteiro, conforme a sua preferência) e em fogo baixo deixe cozinhar um tantinho. misture então de 70g de gorgonzola picadinho e 200 ml de creme de leite, misture bem até o queijo derreter. tempere com uma pitada de noz moscada, pimenta moída na hora e acerte o sal a seu gosto. retire do fogo. a parte, bata bem 3 ovos até que dobrem de tamanho e fiquem mais esbranquiçados.  adicione os ovos ao creme, misture bem e despeje em uma travessa untada com manteiga (ou na travessa já com a casaquinhas se você preferir). leve ao forno médio, até que fique bem firme e com uma camada dourada por cima.

tão levinho, tão gostoso… perfeito para acompanhar uma super salada e fazer do seu jantar um momento especial!


Olha isso aqui...