purê de batatas com cebolas carameladas

tá aí um novo queridinho da casa! eu sou apaixonada por cebola e digo para o rafa que meu amor por ele aumenta a cada comida com carga extra de cebola que ele faz! e vamos combinar? cebola caramelada é bom demais… aquele gostinho doce, hum…

e vamos combinar que o purê basicão ganha todo um glamour né? rs… e garanto, você só vai ter um tantinho de trabalho a mais do que quando você faz o purê só com as batatinhas…

comece cozinhando cerca de 4 batatas médias. enquanto isso, corte 1 cebola grande ao meio e depois em fatias bem finas…leve as mesmas para uma panela (de preferência antiaderente), juntamente com 2 colheres de sopa de óleo… aí é deixa em fogo baixo e mexendo sempre… eu ainda coloquei um tantinho de água porque achei que elas estavam “queimando” rápido demais e queria elas bem macias, por isso fica a dica de colocar 1 dedinho de água só para as cebolas não queimarem. cebolas carameladas e batatas cozidas? então é a hora do basicão! adicione o creme de batatas à panela com cebolas (se quiser, separe algumas para decorar o prato), adicionar 1 xíc. de leite, acertar o sal à seu gosto e deixar ferver por uns 5 minutinhos. quando estiver pronto, ainda cabe 1 colher generosa de sopa de manteiga para ficar aquele gostinho especial…

claro, que você pode fazer o purê do jeito que você acha que fica mais gostoso, ainda fiquei pensando em colocar um queijinho mas no final queria que o gostinho da cebola fosse o protagonista. e posso dizer, até eu que não sou mega fã de purê, comi sem pena!

ps: sim pessoal, você vai caramelizar a cebola sem o açúcar mesmo! e garanto, ela ficará docinha, docinha… pesquisei em vários sites antes de colocar a receita aqui, porque já tinha tentando fazer com açúcar e não ficou legal e vários (daqui do brasil e lá de fora) mostram essa forma de fazer! mas se você tem a sua receita de cebola caramelizado, no problems, o negócio é deixar ela docinha e macia para fazer essa receita deliciosa!

 


Olha isso aqui...