“crônicas de uma dona de cozinha – lavando louça”

nada mais chato na cozinha do que lavar a louça, pelo menos para mim…sim, eu odeio! sim, eu deixo de fazer comida para não ter que encarar uma pia cheia… mas como é inevitável, volta e meia eu encaro e me pego cantando “lavo louça todo dia, que agoniaaaa…”

mas claro, que pode piorar! lavar louça de comida com molho, que gruda em tudo e deixa a louça mega gordurosa é uó, mas tem pior! lavar louça no inverno quando a água sai congelando nossas mãozinhas ou quando tomamos um banho quando aquela panela cheia de água derrama…

e para nós meninas ainda tem mais um agravante: acaba com o esmalte, nada de unhas bonitas, aff… ok, vocês podem falar, mas poxa, usa luvas… mas eu não sei se o problema é só comigo, mas usar luvas é quase garantia total de deixar algo escorregar da minha mão e se quebrar em mil pedacinhos!

mas claro que existem dicas e técnicas para facilitar esse momento (que obviamente não conheço nem 1/3)! por exemplo, acho que organização é essencial, principalmente quando não há nem um copo limpo na casa. perder 5 min. organizando tudo vai facilitar e muito na hora que a tortura começar, rs… outra coisa que sempre faço é deixar a louça pelo menos com uma aguinha, meio que de molho, afinal, sujeira seca é sujeira difícil de sair! escolher um detergente bacana também é importante e vamos combinar que hoje em dia tem de todos os jeitos, preços e “sabores”, rs… trocar a esponja quando ela começar a ficar velhinha e jogar sempre os restinhos de comida fora antes da louça ir para a pia são questões de higiene e não deixar a torneira aberta durante toda a lavagem é ter o mínimo de respeito pelo meio ambiente…. mas tudo isso, acho que vocês já sabem né?

aahhh, ainda rola uma paranoia: volta e meia eu jogo água fervendo na pia, porque acho que assim todos os germes e bactérias vão morrer queimadinhos, má demais, rs…

e enquanto nem todas nós temos dindin e nem espaço para termos uma máquina de lavar louça para chamar de nossa, vamos encarando a louça nossa de todos os dias!

e essas imagens fofas são da ilustradora Ila Fox que achei que super combinam com esse post né?

 


Olha isso aqui...


  • Ana Paula

    Pois é Cami, há uns 14 anos atrás depois que meu filho nasceu, lavar a louça tava complicado, pois trabalhando fora e deixando filho na creche o único tempinho que temos a noite é para cuidar do pimpolho e assim a tal da louça da pia ia acumulando por dias. Foi então que decidimos comprar a nossa primeira lava-louças, ficava em cima da pia mesmo mas foi uma maravilha, rs. Mudei de casas, mas o lugar da lava-louça tinha sempre que existir. Vira uma filosofia de vida, rs. Porém até hoje vejo pessoas torcerem o nariz quando digo que tenho uma bichinha dessa.

    • cami

      torcer o nariz???? ia ser um presente divino por aqui, rs…

  • Isis souza dantas

    Só não compro uma pq a minha secretária vai deitar e rolar kkkkkkkkkkk

    • cami

      tadinha da bichinha, rs…

  • Mônica Grace

    Lavar louça não é moleza…há pouco tempo minha mãe ficou doente e desde então quem cuida da cozinha sou eu!! E hj entendo que a prática leva a perfeição. Não que eu lavava a louça mal lavada, longe disso, mas eu era uma lerda lavando as coisas, levava “meia hora” para lavar meia dúzia de coisas, coisa que não ocorre agora, quando vejo, já acabei…td isso sem reclamar, sem fazer cara feia e nem chorar pelo esmalte descascado…devido à pressa, nem me lembro mais de usar luvas, minhas amigas inseparáveis de outros tempo!!! Sabe de uma coisa, tem um post que vi no facebook que diz assim: “antes de reclamar da louça suja, agradeça pelos alimentos que a sujaram”…enfim…ao invés de reclamar, vamos agradecer!!! P.S: Queria muito uma lava louças. Bjos

    • cami

      é verdade, a prática faz a gente ficar mais ágil e cheia de truques né? rs…

  • Aline

    Thaisa, conta pra gente que feitiço você usa nesse marido?hahaha =)

    Sério…essa lei nunca pegaria na minha casa…mas a gente se virá, né?

    Tenho tentado lavar a louça enquanto cozinho, e tem funcionado… Se der preguiça depois da refeição, sobra pouca coisa pra próxima louça (sou meio maluca?rs)

    Beijos!

    • cami

      né, e ela ainda consegue ficar lindíssima…
      tbm tenho feito isso aline, mas nem sempre deixa ela menor não hahahahaha

  • nativu

    Lavo louça sem pejo de declarar…retirar excessos de alimento e gordura/óleo com o papel toalha, ajuda…deixar a louça num pré molho prá amolecer, ajuda…separar por itens similares, simplifica…enfim se vc encara essa “onça” de uma maneira mais “poliana”, nem chega “dói”…sem contar a possibilidade de montar aquelas armadilhas estilo rambo x vietcongs, empilhando a louça lavada deixada a secar, só prá ver algum incauto levar um belo dum susto ao tentar pegar um inocente copo prá beber água ( mais tá…vc que não lave um copo prá si não viu seu sacana ?!?!?! )

    • cami

      hahahaha…

  • Fabiana

    Oi Camis, li o post e ri porque me vi do mesmo jeito. Eu enrolo para cozinhar, só pensando no que vou ter que limpar depois rsrs, acabo cozinhando uma vez por semana (sabe que conscientemente eu não percebi que estava fazendo isso! rsrs)… detesto lavar louça rs, então vou acumulando e deixo para lavar uma vez no dia e assim vou seguindo rsrs. Adoraria ter uma lava louça, mas no apertamento não cabe, então o jeito é usar dicas boas e facilitar esse trabalhinho chato rs.
    Bjs Fabi

    • cami

      é verdade, a lava louça é um sonho de toda mulher, eu acho, rs… mas essas nossas cozinhas pequenas não ajudam, rs…

  • Oi, Camilla.
    Sabe que eu gosto de lavar louça? Claro que é muito chato quando espirra molho ou espuma suja na roupa (e nos óculos!), mas isso faz parte do processo. :-)
    O que eu odeio mesmo é guardar a louça… Trabalhinho chato, viu?
    Ainda bem que aqui em casa quem guarda a louça é (na maioria das vezes) a minha irmã.
    E convenhamos: a melhor parte, no que se refere à cozinha, é comer!

    • cami

      isso é verdade hahahahahahah
      eu tenho uma tia q AMA lavar louça…

  • Izaura Brito

    Me vi do mesmo jeito que voce escreveu, também cozinho diariamente, só que para uma familia de seis ou mais pessoas… pois minha casa sempre chega alguém para almoçar, jantar….e a louça só vai aumentando para ser lavada… Costumo jogar agua quente na louça toda antes de começar a lavar, principalmente nos talheres e nas panelas com gordura…já é uma boa ajuda.Todas as dicas são bem vindas. Bjos.

    • cami

      eu faço isso também volta e meia… meu deus com essa qnt toda de gente imagina a louça q vc tem q lavar… tadinha…

  • Nathalia

    Oi! Quanto a água quente, fica a dica: jogue água fervendo nas coisas sujas de gorduras, como panela usada na fritura, aquele copo que vc mediu o óleo da receita e o manteigueiro (sim, temos que lavá-lo, e não somente ir repondo!)! A água quente ajuda a quebrar as moléculas de gordura, ficando muito mais fácil a remoção da gordura e a limpeza da louça.

    Também, sempre separo as louças mais gordurosas daquelas que estão “mais limpas”. Além de usar buchas separadas p copos.

    Mas sim, meu soooonho de consumo é uma máquina de lavar. Bem que podia rolar um sorteio aqui, né? :)

    • cami

      arrasou nas dicas gata! anotadinhas!!!
      bem q eu queria um sorteio aqui tbm, ia ficar feliz de deixar uma dona de cozinha feliz, rs…

  • Carmen

    Eu odeio lavar louça! Em casa quem lava é meu marido, como disse a Thaisa: “Quem cozinha não lava”. Ele tem muita paciência e prática. Um dia desses estava navegando na net, vi uma lava-louça e achei uma ótima ideia comprar uma. Acredita que meu marido disse: “Você não precisa de uma, eu já faço o trabalho.” rssss

    • cami

      aaiii q marido bonzinho carmem… agarra esse homem e não solta nunca mais ;-)

  • Amiga, já posso te chamar assim, lavar louça é horrível mesmo! Nem todas as técnicas são capazes de deixar esta tortura menos torturante! Uma amiga minha diz que por ela tudo seria descartável… mas essa idéia não é nada ecológica!!! hahaha

    • cami

      clllaaarrooo amore!
      não é ecológica e nem economica né? rs…
      mas qnd rola festinhas para mais gente aqui em casa os decartáveis bacanudas entram em cena por aqui, rs…

  • carol

    Já que não dá pra fugir, vamos facilitar?
    Sabe aquele pote de plástico engordurado e vc fica passando a esponja vááárias vezes pra ver se limpa? Deixe a esponja de lado e passe o detergente com as mãos, é como um passe de mágica, desengordura tudo!!!
    Bjs

    • cami

      aaaddooorrreeeiii essa ideia, com certeza vou usar essa dica!

  • OI flor, tu sabes que eu adoro lavar a louça?!!!
    Sou eu quem cozinho em casa também, faço comida todos os dias, pois eu e meu esposo almoçamos em casa e eu adoro!!!! lavar a louça.
    Confesso que sou das antigas, separo as coisas pra lavar, utilizo sabão em pedra porque acho que limpa melhor do que com detergente e uso luvas na maioria das vezes.
    Eu tenho torneira de agua quente na pia, então sempre lavo louça com agua quente. Mas curto mesmo. Ah! E sofro da paranóia de ter de ver tudo brilhando, inclusive a pia.
    Não vou dormir se não estiver com a pia limpinha. Agora.. secar a louça não é muito a minha praia. Então em casa eu e o maridão fazemos sempre assim, ele me ajuda a cozinhar, eu lavo e ele prontamente seca. Prontinho em minutos esta tudo ok na nossa cozinha!!!
    bj bj

    • cami

      se quiser passar uns dias aqui em casa, prometo secar e guardar tudinho ;-)

    • Leo

      Caraca, achar alguém que goste de lavar louça é MUITO raro, mas você usa também usa luvas dai não vale…rsrs isso faz uma grande diferença, tarefa fica menos ruim :) não precisa pegar direto na louça suja/gordurosa coisa que todo mundo tem pavor, nem fica com mãos cheirando ranço.

      Talvez sou meio neurótico, tudo tem de estar no arrumado onde eu estiver, se tiver um quadro 0,1 cm torto eu percebo, e me sinto obrigado a ajeitar.

  • jucimara dolfini de oliveira

    Oi, Cami! Eu tb sempre odiei lavar louças…mas, depois que fui morar sozinha, não teve jeito, tive que encarar….Uso luvas, não só por causa do esmalte, mas tb pq tenho alergia ao detergente. Há luvas com anti-derrapante, próprias para lavar louças!!! E, com o tempo a gente aprende a segurar a louça de tal forma que ela não escorrega mais…é só pegar prática!!
    bjs

    • cami

      vou procurar essa luva! as unhas feitinhas agradecem né?

  • Rafaella

    Eu até que gosto de lavar louça, não gosto de fazer algumas coisas em casa, como tirar pó! rs
    Mas é sempre assim né, tem algo que não gostamos…
    Ahhh, Cami, gostaria de saber quando sai aquele resultado do melhor biscoito do mundo :D

    Beijos ;*

    • cami

      tirar pó é uma saco!!!
      amore, tô numa mega dieta da estrela, mas não esqueci não, vou me jogar na cozinha para fazer os biscoitinhos muito em breve!

  • Camilla Vianna

    A melhor coisa que fiz pra minha lactação de louças foi comprar um triturador pra pia. Você pode jogar a comida toda lá dentro, só caroços duros como azeitona e ossos não podem, o resto você deixa ir pelo ralo e no final liga o triturador. Não tem que ficar juntando os restos pra por no lixo. Outra coisa boa é que o lixo não fica cheirando mal, sem o lixo orgânico. Muito pratico.

    • cami

      que bacana camilla, qnd eu tiver o meu apê de verdade vou pensar seriamente nisso ;-)

  • Barbara

    Pessoal,
    Como assim??? Existe a “lava-louças”. um super produto que evita todas as brigas imagináveis, evita a discussão dentro de casa, elimina bactérias pois são lavadas a altas temperaturas, economiza agua e existem vários modelos e preços. Depois que comprei a minha nunca mais tive problemas com o maridão!!!! eita produto bom! Acreditem, não abro mão da minha lava-louça! é espetacular!!!!!!!!!!

    • cami

      hahahahaha eu queria não ter esse problema tbm, rs…

  • Fabiana

    Ahh…uma das coisas que gosto de morar na Espanha, apesar da saudade do Brasil…é que a gente já aluga a casa com a lava-louças. È uma maravilha….
    A parte chata: ou vc tem mil pratos, pra não precisar lavar todo dia ou vc esquece a preocupação com meio ambiente, com conta de luz e agua….e coloca sem estar cheia! Eu prefiro a primeira!

    • cami

      ow fabi… aqui no brasil podia ser assim tbm né??? tá certíssima, temos q nos preocupar com o meio ambiente né

  • Elisangela

    Lá na minha casa a louça seria serviço de meu marido em troca eu faria todos os serviços restantes pq, assim como vc, eu tb odeio lavar louça. O problema é que meu marido demorava uns 3 dias pra lavá-las e sob protesto brigas e estresse extremo. Então, eu comprei uma lava louças. Não tinha dinheiro mas emprestei um cartão de crédito de uma amiga, parcelei em nove vezes e já acabei de pagar. Hj em dia não troco nada pela minha lava louças. Fico mto menos estressada com esse serviço que me consome. O marido continua o mesmo folgado com relação as panelas (que não costumo lavar na máquina), mas minha vida doméstica é outra!

    • cami

      hahahahahaha amore, assim que se salva casamentos! vou fazer um carnê e comprar uma, rs…

  • Oi Camila, também sofro na pia, detesto, mas aqui em casa sou a única que encara.Também quando não o faço tenho que lavar novamente a louça que os filhos lavaram.Quando tenho louça gordurosa faço o seguinte, aqueço bem água e coloco em uma tigela com detergente.Umedeço a esponja nessa água quente e ela retira toda a gordura encrostada nos pratos e talheres.Nas panelas para retirar resíduos do fundo sem acabar com as unhas utilizo uma tampinha de refrigerante plástica, ela retira a comida do fundo, não arranha a panela e polpa nossas unhas.
    Espero ter ajudado com essas dicas.Também sonho com uma lava louças.Beijos e tudo de bom querida.

    • cami

      amore q dicas bacanas!!! gostei dessa da água morna, vou testar!

  • Menina, já estou me achando antiga, porque também separo os itens da louça e jogo agua quente pra finalizar. kkk

    • cami

      hahahahahahaha no fundo, no fundo, todas nós somos!

  • kazuotakeda1954

    MIRA, não acho nada de mais lavar louças, panelas e talheres após “cozinhar”. Faz parte desta “arte” da culinária. Segredo: NÃO DEIXE ACUMULAR LOUÇAS NO TANQUE, lave aos pouquinhos…

    • cami

      às vezes fazer isso é tão difícil, rs…

  • INVEJEM: eu gosto muito de “cozinhar” e de lavar as “coisas” (pratos, copos, panelas, etc.) após “cozinhar”. A minha esposa ADORA tudo isso, mas ela tbm ajuda (ajuda a esvaziar os pratos, HE-He-heee!!!)

    • cami

      hahahahahahha sortuda sua esposa ;-)

  • Milane Dessalog

    Oiii!

    Bom, de cozinha eu sei que vc entende ( e muiiiiiiiiiiiito), conheci seu blog hoje e já babei horrores!
    Maaaaas, de tubos, modéstia à parte, vos fala uma quase especialista. haha
    Não é muito bom jogar água quente na pia ( na verdade isso é péssimo ), os tubinhos lá de baixo são, geralmente, de PVC. É um material nada resistente a temperatura. Claro que não vai acontecer de vc jogar lá a agua e derreter na mesma hora, exceto que a temperatura seja realmente muito alta, porém aos pouquinhos esse calor vai deformando o tubo, o que pode causar vazamentos, infiltrações, essas coisitas bem chatas que nos da muita dor de cabeça quando acontece. Bem, é isso aí!
    Já sou fã do seu blog, e já imagino o sucesso que suas receitas farão aqui na minha casinha.

    Beijoooos!

  • Tarso

    Oi Cami, sou novo no blog (e na cozinha) e estou gostando muito das suas receitas. Também sou desses que joga água quente na pia, mas no meu caso é porque acho que ajuda a tirar qualquer acumulo de gordura que tenha por lá e evitar que entupa, rs. Parabéns pelo blog.

  • Cíntia

    Algumas de vocês se incomodam porque o esposo não ajuda a manter as louças limpas? Poxa, tem dia que vou passar o fds com meus pais e quando saio deixo tudo limpinho. Daí quando volto tá aquele bolo de louça suja fedendo na pia e como se não bastasse o bonito ao invés de lavar um copo sujo pra usar pega os outros do armário e vai usando e só acumulando pra mim. Será que só eu vejo isso como egoísmo? Porra bicho, eu queria ser esposa e não mãe do meu esposo. Ele poderia ter um pouco de consideração e deixar tudo do jeito que eu deixei antes de sair, né? Se fosse o contrário com certeza eu faria. Isso tem me incomodado muito. Fora que sempre que ele inventa de fazer comida suja mil panelas (gordura pesada/muito molho etc), mil colheres sem necessidade, o fogão vira uma meleca só e quando o assunto é fritura sai da frente, chega me da tristeza pq voa gordura em tudo quando é canto e sempre sobra pra mim. Affe. As vezes acho que tô ficando louca e paranóica.

  • ARGENTINA TANAN

    OLÁ. LAVAR LOUÇA É UM SACO MESMO. MAS O PIOR SÃO AS PANELAS. FUI CRIADA PARA DEIXAR PANELAS BRILHANDO, MINHA MÃE PEGAVA NO PÉ EM RELAÇÃO A ISSO. ATUALMENTE DEI UM BASTA NESSE TRAUMA DE INFÂNCIA. COMPREI PANELAS DE AÇO INOXIDAVEL POR FORA E TEFLON POR DENTRO. CHEGA DE AREAR PANELAS. ELAS SÃO DE AÇO INOXIDAVEL É SÓ SABER CONSERVAR QUE VÃO FICAR LINDAS MUITO TEMPO. E SE NÃO FICAR.. NÃO IMPORTA.. QUEM TEM QUE BRILHAR SOU EU, NÃO AS MINHAS PANELAS. KKKKKKKKKKKKK