bolo de canela

fazer um bolo é sempre uma demonstração de amor né? percebo cada dia mais que enquanto você mistura os ingredientes, é necessário um tantinho de amor, assim ele cresce com mais facilidade! isso explicaria porque nossas avós e mães sempre fazem aquele bolinho especial… e acho que tudo isso tem muito a ver com esse blog… quantas vezes me pergunto, porque ter um blog? porque esse vício em ir para cozinha? e percebi que tudo se resume ao amor… o naminhapanela, tá cheio de receitas feitas com amor, para pessoas especiais ou até mesmo para mimar a mim mesma ou vocês…

quando não existe amor (aqueles dias de tpm, de briga com uma pessoa querida ou até mesmo em dias de stress) a melhor coisa a se fazer é pedir comidinha de caixinha sem culpa! e em falar nessa tal de culpa, não tem nada que combine menos com uma comidinha gostosa do que isso né? como sem culpas, aproveite o momento, depois, é hora de correr atrás!

e então cheia de amor, fui para a cozinha fazer um bolo! ele tinha tudo para dar errado: minha mão péssima para bolos, invenção de receita, utilização de ingredientes que nunca foram usados por mim para receitas como essa, mas acho que o amor venceu e o bolo não só deu certo, como ficou delicioso, fofinho, leve…

e mesmo feito com tanto amor, não deu nadica de trabalho… dá só uma olhada na receita:

no liquidificador misture: 2 ovos, 1 xíc. de açúcar, 1 xíc. de farinha, 1 colher e meia de sopa de leite em pó, 1 colher de sopa de manteiga, 1/2 xíc. de água morna e 1 colher de chá de canela (se você gosta bastante de canela, pode colocar a colher bem cheia). deixe bater beeemmm… no final, adicione 1 colher de sopa de fermento para bolo e bata só mais um tantinho. leve ao forno, em forma untada com manteiga e uma camada fina de açúcar, em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que esteja bem douradinho, crescido e passe no teste do palitinho.

e essa é daquelas receitas que se faz para receber pessoas queridas, arrumar uma mesa bem bonita e comer enquanto conversa sobre coisas da vida…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

34 comments on “bolo de canela”

Cami, tenho todos os ingredientes pra fazer esse bolo hoje, mas tenho também uma dúvida: minha farinha de trigo já tem fermento… vai dar zica?

Abraços!

Oi Camila
Você comentou do amor necessário para fazer um bolo, e eu vou te complementar dizendo que o oposto também é totalmente verdade.
Fazer um bolo com raiva, rancor ou quaisquer outros sentimentos negativos é pedir pra ter um bolo solado com certeza, né?
Não é só bolo não, qualquer receita fica impregnada com as energias de quem faz. E sem dúvida a receita pode ficar com o gosto amargo de más energias.

Se der, dá uma passadinha lá no meu blog, o Jovem Foodie

Delícia de receita! Minha mãe faz uma parecida… A diferença é que na hora de untar ela acrescenta canela no açúcar e fica melhor ainda. Boa semana, Cami. Beijo!

Ai, Cami, amor é esse blog… q me acerta no alvo com uma receita fofíssima, com um dos ingredientes q eu mais gosto na vida… mto grata!!!
E cozinhar é isso mesmo, galera… pura alquimia… vc transmite o q quiser através daquilo q vc prepara para si mesmo ou para alguém… o amor, o carinho, e tb a tristeza, a raiva.
Sábio foi o conselho da Camilla, qdo não estiver bem, passe longe das panelas e peça comida sem culpa.
Abraços cheios de açúcar e canela, tô indo fazer bolinho, com amor!!!

Olá querida, amo ler seu blog, leio e faço varias receitinhas suas. Como todas nós eu acho o máximo cozinhar, pena que ultimamente meu tempo anda meio escasso então não posso me dedicar muito a fundo… mas tuas receitinhas são u óóóóó de boas, simples, gostosinhas e perfeitas!!!!
Mas na real vim comentar sobre este bolo de canela que rendeu a mim e a minha mae muitos e muitos e muitos entraves na hora de fazer. Eu comi ele uma vez quando uma amiga minha levou ele na minha casa, ele tinha um recheio perfeito. daí disse pra minha mãe, mãe precisamos fazer este bolo. Eu achei muitas receitas diferentes pra ele, e tentamos mais de 9 vezes acredita amiga? Que dureza… até acertarmos os ingredientes e como este maldito bolinho fica gostoso…. Já fizemos com e sem recheio, maravilhoso!!!! Eu só troco no lugar do leite em pó, coloco leite mesmo e fica um absurdo de gostoso.
É isso bj bj e ate uma próxima.

nossa cami (de tanto ler suas histórias já me sinto íntima…rsrs) fiz esse bolo e como vc mesma diz é muito amor!!!! bom demais… bjs

Hum! Acabei de fazer e não consigo parar de comer… Uma delícia!!! Parabéns! Ah, e ainda coloquei um pedacinhos de goiabada antes de ir ao forno… Uhuuuu!!!

Cami, seu blog está nos meus favoritos desde qdo decidi me casar. Já tinha fama de gostar de cozinha, aí resolvi contar com ajudinha da blogosfera para incrementar e trazer novidades.
Só digo que esta é a receita de bolo mais top, mais federal, mas interplanetária que eu já fiz e provei. Esta semana é a segunda vez q eu faço e tá ali no forno, em uma forma maior, reivindicação do marido rs rs.
Parabéns e que seu blog tenha muita saúde e vida longa

Fiz esse bolo hj de manhã e deu tudo certo! Fiquei impressionada com a praticidade e rapidez. No meu forno ficou pronto em 25 min!! Todos aqui em casa amaram!! Parabéns pelo blog e pelas receitas, são maravilhosas, lindas e deliciosas! Quero fazer todas rs…

Nossa! Que delícia ficou! O açúcar ficou no ponto certo, sem ficar enjoativo. Receita muito simples de fazer, e com um sabor incrível. Parabéns por compartilhar conosco, aliás, sempre faço suas receitinhas.Recentemente, fiz a torta ganache que ficou divina…até esqueci de deixar meus comentários. Bjinhos.

Acabei de fazer o bolo de canela, ficou delicioso, compro sempre ele na padaria perto de casa, lá ele chama bolo indiano e vem com uma cobertura……dai fiz igual, gente demais…..ah a cobertura leite condensado, manteiga e canela, um brigadeiro branco com canela……façam…..

Olá,
Segui direitinho a receita, porém o bolo ficou suberbaixo. Usei uma forma de furo tamanho padrão. Para as próximas, acho que vale indicar o tipo da forma e o tamanho. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *