alcatra na cerveja preta

tem dias que você não quer fazer o mais do mesmo… definitivamente quer fazer uma receitinha nova, algo diferente, usar ingredientes que você nunca usou! e assim surgiu essa alcatra na cerveja preta.

nunca tinha usado a tal da cerveja preta em comida… mas achei que era hora de experimentar! via tantas receitas que levam esse ingrediente, que pensei, errado não pode dar… e não deu! rendeu uma panela fumegante de uma carne macia com um molho ligeiramente adocicado e com um cheiro que invadiu a casa toda…

e vê só como é fácil: na panela de pressão, refogue 4 dentes de alho em um fio de azeite. quando ele começar a dourar, adicione 1 cebola grande cortada em cubos e deixe amolecer um tantinho. misture então, 1kg de alcatra cortada em cubos grandes e deixa a carne dar uma leve grelhada. adicione então 1 lata de tomate pelado, 1 lata (350ml) de cerveja preta e sal à gosto. deixe cozinhar por aproximadamente 20 min após a panela começar a apitar com a pressão. eu ainda deixei ferver por mais um tempo (sem ser na pressão) para deixar o molho mais encorpado. se quiser,  você ainda pode adicionar uns legumes e fazer um delicioso ensopado com legumes…só de pensar deu água na boca…

e assim, vou incluindo novos ingredientes nessa panela, testando novos sabores e já estou aqui pensando em qual será o próximo!


Olha isso aqui...