Frango cremoso gratinado

É provável que você queira incluir esse frango cremoso gratinado no seu cardápio, toda a semana. Isso porque além de gostoso ele é super fácil de fazer, além de levar ingredientes super simples.

A base dessa receita é da família do Rafael, mas na versão original o frango entrava em cubos grelhados. Para deixar mais leve, optei por fazer com o peito de frango desfiado, mas se preferir, pode fazer como na versão original que ficará igualmente gostoso.

Frango cremoso gratinado
Yield: 4 porções

Frango cremoso gratinado

Prep Time: 30 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma opção deliciosa e super fácil de fazer, esse frango cremoso gratinado vai fazer você se apaixonar na primeira garfada.

Ingredients

  • 1/2 k de peito de frango desfiado;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 talo de alho poró ou 1 cebola média;
  • 2 xícaras de leite;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1/4 colher de chá de noz moscada;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 100 g de queijo parmesão;
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

Instructions

  1. Em uma panela, refogue o alho poró ou a cebola cortados em rodelas finas e o azeite até que estejam bem macios;
  2. Logo após adicione o leite e a farinha de trigo. Para evitar de empelotar,reserve um pouco de leite e dissolva a farinha no mesmo;
  3. Mexendo sempre e em fogo baixo, deixe o molho engrossar um pouco e adicione então, a noz moscada e a pimenta do reino.
  4. Logo após, retire a panela do fogo, adicione o creme de leite e o frango desfiado e misture bem;
  5. Acerte o sal, se necessário, e então transfira o creme para uma travessa, salpique o queijo parmesão por cima e leve para gratinar no forno com a temperatura bem alta.

Dicas para desfiar o frango

Eu confesso que durante muito tempo desfiei o frango na mão, porém, esse processo tende a dar mais trabalho. Por isso, minhas sugestões para facilitar sua vida são:

  • Use um processador na função de pulsar;
  • Use uma batedeira, não precisa ser planetária não, a comum mesmo;
  • Ou então, cozinhe seu frango na panela de pressão (20 minutos após apitar são mais do que suficientes) e quando a panela esfriar, retire o líquido e com a tampa fechada, agite bem.

Como deixar seu frango mais saboroso

Particularmente eu gosto de marinar meu frango com uma mistura de suco de limão e sal antes de cozinhar. Porém, se preferir um sabor mais delicado, eu indico substituir por suco de laranja.

Outra dica super legal é temperar a água de cozimento. Que tal adicionar alho fresco? Um pedacinho de aipo também dá um sabor especial. Mas você pode misturar os sabores que você mais curtir. Caso seu pedaço de frango esteja com osso, aproveite essa água temperada e após retirar a carne, volte para o fogo com os ossos, dessa forma, você poderá fazer um caldo de frango caseiro delicioso.

Frango cremoso gratinado

Dicas de acompanhamento para o seu frango cremoso

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

30 comments on “Frango cremoso gratinado”

Parece que ja vi essa receita aqui em outro post.
o texto me parece muito familiar de um post anterior seu.
De qualquer forma ta de dar água na boca.

bárbara,
coloco para cozinhar em água mesmo… como tempero o frango não coloco nada na água… quando está bem firme, desligo, escorro e desfio ;-)

Olá, adoro o blog e suas receitas, mas queria saber se esse tal de alho poró pode ser substituído por outro ingrediente, e qual ingrediente? Parabéns pelo blog…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *