gratinado de frango com alho poró

o marido é um viciadinho em carne vermelha, se deixar come todos os dias… então eu fico em busca de receitas bacaninhas para incluir carne branca na nossa alimentação, sempre tentando fugir do tradicional peito de frango grelhado (que eu adoro, mas ele nem tanto, rs…). e então, outro dia desses caçando no livro de receitas de uma das melhores cozinheiras do mundo descobri essa receitinha super prática!

claro, que para variar só um pouquinho, dei um toque pessoal na receitinha… na verdade, um não vários, rs… assim ela ficou levinha mas com aquele gostinho de quero mais. na receita original, usava frango em tiras grelhado no óleo, mas vamos combinar? a versão com o frango cozido e desfiado ficou muito mais amiga da contenção de danos, rs… afinal, se dá para não “fritar” melhor né?

para começar, você vai precisar de 1/2k de peito de frango desfiado (antes de cozinhar, tempere ele à gosto – eu gosto de temperar com limão, alho, pimenta do reino e sal). então, numa panela, refogue 1 talo de alho poró cortado em rodelas finas e um fio de azeite. quando o alho poró já estiver bem molinho, adicione 2 xíc. de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo (reserve um pouquinho de leite e dissolva a farinha no leite, assim não empelota #ficadica). mexendo sempre e em fogo baixo, deixe o molho engrossar um tantinho, adicione 1 pitada de noz moscada e outra de pimenta do reino. desligue o fogo, misture 200ml de creme de leite e o frango desfiado. acerte o sal. despeje o creme em um tabuleiro, salpique queijo parmesão por cima e forno, em temperatura média, até formar uma casquinha dourada por cima.

a textura fica bem cremosinha e o difícil é conseguir parar de comer…

ps: uma das melhores cozinheiras do mundo é a fantástica graça, que trabalha há anos pra vóvis do Rafa.


Olha isso aqui...