Categorias
foco no prato

fotografia mobile

Olá galera, voltamos com mais uma dica para fotografar comida.

Hoje vamos falar de fotografia mobile de comida, assunto bom, não é ?

Várias pessoas já me perguntaram o que acho sobre essa modalidade de fotografia e minha resposta é simples: FANTÁSTICA !

Todas as pessoas dizem agora o que comem, onde comem, com quem estão, e eu acho interessante é que todos estão felizes. Realmente, comer faz bem, comer bem é melhor que tudo, e juntando isso com fotografia dá uma bela mistura.

Em nossa coluna anterior falamos de luz para fotografar comida. Agora nós vamos ter que tomar mais cuidado com essa luz, pois fotografar com um telefone celular pode ser prático, mas não é simples.

Os telefones, para fazer um bom registro das imagens, precisam de uma luz com mais força, essa intensidade maior na luz pode nos dar um bom contraste, um foco mais preciso, e essa luz pode dar um brilho que valoriza a comida. A primeira dica é: leve a comida para a janela com melhor iluminação, e lembrem de levar os rebatedores que eu já havia falado, papel, tampa de panela, bandeja ou qualquer superfície que reflita a luz da janela direto para a comida.

Os telefones variam em seu potencial de qualidade. Variam na resolução, composição e qualidade das lentes, e outros detalhes que fazem diferença no resultado final da foto. Esses telefones mudam tanto que eu nem quero dizer aqui quem é quem. Pensando melhor eu até digo, o melhor telefone onde vi as melhores imagens foi o iPhone 4s.

Quanto a luz vocês já estão ligados, então vamos falar de aplicativos, e para falar desse detalhe bem importante nesse tipo de fotografia eu convidei meu parceiro de trabalho, vizinho na mesa do ateliê, e amigo Tiago Calazans. O cara é viciado em aplicativos.

Tiago fala: “Rsrsrs, é verdade, estou sempre comprando aplicativos e mais aplicativos e vou logo dizendo, não pense que achou o aplicativo perfeito para suas imagens, essa tecnologia ta sempre se atualizando e é bom você ficar por dentro das novidades. Venho usando o Camera + para fotografar. Um aplicativo muito bom, com os dois dedos na tela do iPhone você define o ponto de foco e a fotometragem (se a foto vai ficar mais clara ou mais escura) conseguindo ter mais controle sobre a imagem. Após fotografar com ele a sugestão é aplicar filtros com outros aplicativos para ter um resultado final melhor. Filtros de contraste moderado e saturação são bem vindos na fotografia de gastronomia. Um belo aplicativo para isso é o Filterstorm. Praticamente todas as minhas imagens passam por ele, mas não só por ele! Tente outras cores com o BeFunky um foco diferente com o TiltShiftGen ou Big Lens e um belo contraste com o SnapSeed. É isso ai galera, esses são os aplicativos que estou utilizando por hora, mas não vamos parar por ai, quem tiver mais dicas de outros aplicativos falem, eu também to querendo dica!”

E ai, gostaram das dicas do cara?

Já o Rafa, dono desse blog, é um viciadinho em androide e diz quais os aplicativos que ele mais gosta são: ” O camera FX tem efeitos bem bacanas e você pode usa-lo só para dar efeitos, fazer ajustes, montagens… Outro que gosto muito é a Vignette que permite fazer uma brincadeira usando filtros que remetem a câmeras clássicas. Para quem gosta de dar aquele efeito tilt shift, uma aplicativo bacana e gratuito é o Awesome Miniature”

Na nosso próximo texto vamos falar das câmeras compactas, as famosas câmeras caseiras, aquelas que papai, mamãe e vovó levam para a viagem de férias.

Forte abraço para todos e até as próximas dicas.

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

6 respostas em “fotografia mobile”

O Camera+ é realmente muito bom, eu adoro. Outro com filtros bem legais é o Snapseed.

Fui rendida totalmente pela praticidade do celular. Faz é tempo que não pego a Nikon pra fotografar pro blog :P

Muito legal o post! E que venham mais dicas ;)

É bom ter fotos de qualidade, mas ficar levando a câmera pra todos os cantos, e pegando ela na hora da refeição (assim, em público) fica muito estranho… Celular é um ótimo aliado mesmo, para nós, foodies, que gostamos de fotografar o que comemos.
Falando em foodie, estou lançando um blog, o http://jovemfoodie.blogspot.com.br/ , onde vou falar sobre gastronomia, culinaria, dietas saudáveis, nutrição, industria alimenticia, noticias e resenhas de restaurantes, e gostaria de ter o NaMinhaPanela como parceiro… Sou um grande admirador do blog, e seria uma honra participar juntos da blogosfera. O que acham?
Aguardo resposta

Muito bom esse post! Utilidade pública hahaha
Amei as dicas, baixei alguns aplicativos pra testar. Que venham mais dicas :)
Só uma dúvida, esse aplicativo Vignette seria o Vignettr?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.