caldo verde de mãe

uma das enormes vantagens de morar perto da minha mãe é que ela me mima com comidinhas… não só a mim, como também o rafa…e dia desses, com um friozinho gostoso, ela aparece na minha porta com uma super panela de caldo verde! como não amar? como não se deliciar?

o negócio é conseguir parar de comer essa delícia… esse caldo quentinho, regado com azeite e um pão fresquinho para acompanhar…

e eu que sempre achei que era um negócio super difícil me surpreendi e já tô querendo fazer assim que o friozinho voltar!

e vc vai fazer o seguinte (porções generosas para um batalhão, rs…): cozinhe 12 batatas médias e amasse-as. em uma panela grande, refogue 10 dentes de alho em um fio de azeite e quando estiver bem moreninho, adicione 1 cebola grande picadinha e quando ela estiver bem molinha, misture 3 linguiças calabresas (que na versão da mamis, estavam cortadas em cubos) e deixe as mesmas fritarem um tantinho… então, adicione o purê de batatas e aproximadamente 3 litros de água (você pode colocar um pouco menos e ir dosando a textura que você gosta). agora é deixar no fogo para reduzir e engrossar… quando o caldo já estiver bem grossinho, adicione 3 maços de couve cortados em tiras fininhas e deixe cozinhar por mais 15 minutinhos… finalize com um fio generoso de azeite do bom e nham, nham…

felicidade é isso, poder comer comidinha de mãe quando quiser!


Olha isso aqui...