Categorias
Acompanhamentos Risotos

Risoto de açafrão e gouda

A viciada em risoto! Pronto tá assumido!

Sim, volta e meia pinta uma adaptação para o risoto do dia a dia! mas fazer o que se me apaixonei por essa delícia?

Fazer o que se ele permite minha imaginação viajar? fazer o que se ele é tão prático?

E esse aí foi o primeiro risoto do rafa! e ele arrasou, cremosinho, cremosinho… e o açafrão com o queijo gouda fizeram uma combinação perfeita! super harmonizou, rs…

Ele começou refogando 1 cebola pequena cortada em cubinhos, junto com 2 colheres de manteiga.

Quando a cebola estava bem macia, adicionou 1 xíc. e meia de arroz arbóreo e em fogo baixo, deixou ele “fritar” um tantinho.

Aí é adicionou 1/2 xíc. de vinho branco e deixou ferver, adicionou então 1 colher de sopa rasa de açafrão, misturou bem e adicionou 3 xíc. de água (você pode usar caldo de legumes se preferir).

Então, é só deixar em fogo baixinho, mexendo de vez em quando, até que o arroz fique bem macio (se necessário coloque um pouco mais de água).

Por último, o rafa ainda adicionou 1 colher de sopa de manteiga e 100g de queijo gouda ralado na hora…

Ô risotinho bom gente! e para acompanhar ele ainda fez esse contra filé com molho de mostarda! no mínimo, perfeito, rs… (eu babo mesmo!)

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

16 respostas em “Risoto de açafrão e gouda”

Que isso hein!! Tá podendo gata!! marido cozinhando assim não é pra qualquer um não…rsrsrs…Nem tá na hora do papa mas deu uma fomeeeee…
Bjinhos!!!

Bom dia !

Nessa receita de risoto, uma colher de açafrão não é muito ? Porque 3 pistillos dão uma cor já bonita ao arroz; por favor podem me responder a quantidade,se é essa mesma ?

Obrigada

Cleide Redfern

CARACA!!!!
Amo risoto. Se pudesse comeria todos os dias.
Ainda não testei com gouda, hummmm deve ficar bom demais.
Acho que vou fazer hoje a noite essa receitinha.
Beijinhos
=***

Vc poderia dar umas dicas de como comprar / escolher queijo para as receitas. como, pelo menos onde moro, um pedaço de queijo nao é lá assim essas coisas baaaaraaatas, um sem numero de vezes por medo de errar deixei de comprar. tipo, tinha uma ideia de comida para o jantar, mas queria incrementar com um queijo a mais, na duvida, para nao perder dinheiro se nao gostasse do queijo, prefiro nao comprar… entende o dilema? eu amo queijo e seria dificil nao gostar, mas eu sei que tem um (q nao sei o nome) q eu nao gosto, e nao é o verde aquele, é um amarelinho mesmo, haha…

tchella, sabe qual o prob? queijo é uma coisa muuiittoo pessoal… por exemplo, a maioria das pessoas idolatra o tal do gorgonzola e o rafa odeia! e olha que ele é mega viciado em queijo… o ideal é realmente experimentar e ver qual se adequa ao seu gosto.

Cami,

Você poderia me sugerir um queijo que substituiria bem o gouda nessa receita?
Alguma chance de ficar boa com muçarela mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.