Várias pessoas deixam comentários, mandam email querendo dicas para fotografar suas comidinhas… bem, conversa vai conversa vem, convidei o meu xará Rafa Medeiros (fotógrafo de gastronomia) para dar umas dicas bacanas para você mandar super bem nas suas fotos!! tenho certeza que vocês vão aprender (e se divertir) muito com dicas bacanas e simples!
Bora lá Rafael, conta alguns segredos pra gente!
Você quer fazer uma boa foto de comida? Aquela que seus amigos dizem: “arrasou na foto, quando vi me deu vontade de comer, isso parece estar uma delícia, Hummmmmmm.” Então, o primeiro passo para fazer isso acontecer é se preocupar com a luz que você vai fotografar. A luz é a causadora desses efeitos de brilho, textura, volume, linhas, curvas e outros detalhes que vamos abordar aqui na nossa coluna de fotografia.
Como faço para encontrar minha luz ideal?
Fácil, vamos procurar a janela mais próxima! Ela será nossa primeira fonte de iluminação. Para fotografar comidas é preciso que nossa fonte de luz esteja por traz da comida, no mundo da fotografia, esta luz é conhecida como contraluz, estranho né? Esse modelo de iluminação vai nos trazer tudo aquilo que falei no início: “ brilho, textura, volume…”, ele vai trazer o desenho da comida e vai definir linhas e curvas.
Faça uma foto! Putz, minha foto ficou escura na frente da comida, justo onde todo mundo vai olhar. Ai meu Deus, e agora?
Como eu sei que você é uma pessoa desenrolada, vai agora procurar um garçom e dizer, amigo me empresta uma bandeja de metal, aquela do tipo que brilha. Ai a resposta do garçom abusado – Aqui só temos bandejas de plástico – Ai você espertamente vai dizer – Me consiga por favor uma folha de papel ofício, pode estar até riscada. Resposta do garçom abusado – não temos papel ofício. Você
para e pensa, então vou pegar um guardanapo mesmo. Qualquer um desses itens que falei aqui podem lhe ajudar como uma segunda luz, ela vai servir para rebater o contra luz, assim sua foto já pode ficar com uma luz bem legal na frente, quanto mais metálico for o objeto a luz vai chegar com mais força, mais presença.
Dica para as mulheres: Se você tiver em sua bolsa um espelhinho, ou mais de um, você vai arrasar na foto. Com os espelhos você vai poder iluminar pontos específicos da foto, assim você ilumina o que quiser.
Nesse nosso caso, estamos trabalhando com duas fontes de luz, na fotografia profissional podemos trabalhar com três ou quatro luzes. Mas com as dicas que eu compartilhei já vamos fazer nossas imagens saltar aos olhos de nossos amigos.
Um abraço a todos e até nossas próximas dicas de fotografia.
Glória
junho 2, 2012Puxa, adorei as dicas. Muito bacana, obrigada!
cami
junho 6, 2012rafael arrasou né?
Cristiane
junho 2, 2012Amei as dicas. Sou louca por culinária e fotografia. Os dois juntos me fazem pirar.
cami
junho 6, 2012então continua acompanhando que vai ter um monte de coisa boa…
dalva
junho 3, 2012Mandou muito bem, gosto muito das suas sacadas …. continue assim Parabéns !!!!!!!!!!!
cami
junho 6, 2012esse mérito é todo do Rafael!
Lilia Carvalho
junho 5, 2012Como não vou deixar de fazer minha propaganda, Sr. Rezende, preciso dizer que estudei e aprendi ao seu lado e do professor Rafael Medeiros. Que material BACANA !!
rafa
junho 5, 2012Seja bem-vinda ao nosso espaço Lilian :D