costelinhas ao molho agridoce

domingão dia de futebol na tv, cerveja gelando na geladeira e percebi que faltava alguma coisa: um petisco delicioso pra fazer meu domingo mais feliz. e pra minha alegria tinha uma peça de 1kg de costelinha perdida no congelador e dessa vez resolvi fazer a danada com um molhinho agridoce.

então vamos lá, você vai começar temperando a costelinha com sal, pimenta do reino e 2 limões e vai deixar descansando no tempero por pelo menos 2hs pra pegar bem o gostinho. enquanto isso, você pode ir preparando o molho! é só refogar 1 cebola média picada em 1 colher de sopa de azeite, quando a cebola já tiver bem molinha você acrescenta 1  xícara e meia de catchup, 2 colheres de sopa de molho shoyo, meia xícara de vinagre, 3/4 de xícara de mel, 1 colher de chá de páprica picante, sal  e pimenta do reino à gosto. mexa essa mistura até engrossar e, se desejar, ajuste o ponto do agridoce à seu gosto adicionando um pouco mais de mel ou vinagre.

para preparar a costelinha você vai coloca-la em um tabuleiro untado com manteiga, coberta por papel alumínio e levar ao forno em temperatura média por 40 min, após esse tempo, você vai retirar o papel e pincelar a carne com o molho (sejam generosos). leve a carne novamente para o forno por mais 10 minutos. você vai repetir esse processo por mais 3 vezes, sempre virando o pedaço de carne.

pronto, agora é só se deliciar com uma costelinha regada no molho agridoce e que se desmancha na boca.

obs: receita adaptada do livro d. benta!


Olha isso aqui...