batatas amanteigadas com alho poró

batata!!!! existem mil e uma formas de preparar essa delícia… e eu estou sempre em busca da receita perfeita… e de verdade? espero nem encontrar para continuar testando, rs…

uma batatinha gratinada serve lindamente como acompanhamento ou até mesmo como prato principal quando você quer fugir do arroz, feijão e carne do dia a dia… e essa versão amanteigada já rolava aqui em casa de uma forma um pouco mais simples, mas decidi dar um toque de glamour e ficou melhor do que eu imaginava…

ok, o alho poró ajuda demais né? ele já deixa qualquer comidinha mais e mais gostosa e nessa receita casou perfeitamente.

bora pra receita! você vai cortar em rodelas finas 1 talo de alho poró grande. então, você vai refogar o mesmo juntamente com 1 colher de sopa e meia de manteiga.  quando o alho poró estiver bem macio, você vai retirar do fogo e reservar. aí, você vai untar uma forma com um pouquinho de manteiga e forrar com umas 2 camadas de batatas cruas cortadas em rodelas. então, você vai colocar o alho poró refogado por cima e cobrir com mais uma camada de batatas. para a cobertura, você vai misturar 1 lata de creme de leite (sem soro) com 50g de queijo parmesão ralado e vai espalhar esse creme por cima das batatas. aí é levar ao forno coberto com papel alumínio, em fogo médio, por aproximadamente 30 min e depois por mais 20 min. sem o papel para dar a gratinada por cima e as batatas ficarem bem macias…

no total, usei umas 3 batatas grandes e fiz em um refratário pequeno para ficar mais altinho…

para acompanhar rolou uma costelinha com molho agridoce que vocês vão pirar!


Olha isso aqui...


  • Nossa realmente parece delicioso, eu simplesmente amo Alho poró… não sei pq ele não é tão popular… enfim, parabéns pela receita!!

    • cami

      tbm não sei Rafa, tbm amooo alho poró…

  • Mauren Aita

    Aii sou loouca por batata!
    Certo que essa é a minha próxima façanha com elas!

    Só um coisinha no post…
    Antes que alguém resolva refogar no forno, arruma ali. xD

    “você vai refogar o mesmo juntamente com 1 colher de sopa e meia de manteiga. quando o alho poró estiver bem macio, você vai retirar do -forno- e reservar.”

    • cami

      mauren, eu tô ficando doida, só pode hahahahaha… brigadinha :-*

  • Camilla Lopes

    estou com ela no forno, deu uma adaptada colocando pimenta do reino, mas só isso ;-)

    • cami

      nnhhaaammmm…

  • Renata

    Será que se trocar o creme de leite por creme de ricota fica bom, e mais light??? Vou testar!! :*

    • cami

      caaallaaarrroo!!!

  • Tatiane

    Adoreii esta receita e vou fazer amanhã,gostei de como vc explica fica mais fácil.

    • cami

      que bom q vc gostou!!! e essa batatinha é uma delicinha…

  • Giselle

    Eu sei que a receita já é antiga, mas como acabei de fazer, preciso comentar :)

    Por falta de ingredientes, fiz várias substituições: manteiga por azeite, creme de leite por requeijão, queijo parmesão por queijo minas.

    Outra coisa que fiz, foi colocar sal nas camadas de batata e no alho poró. Ainda assim, achei que ficou um pouco sem sal na batata. Mas no fim ficou uma delícia! E fiz em dois refratários pequenos, que cabem na palma da mão, hehehe.

    • cami

      aaiinnn qq ffooooffffoooo, se ficou bom é isso q vale ;-)