batatas amanteigadas com alho poró

batata!!!! existem mil e uma formas de preparar essa delícia… e eu estou sempre em busca da receita perfeita… e de verdade? espero nem encontrar para continuar testando, rs…

uma batatinha gratinada serve lindamente como acompanhamento ou até mesmo como prato principal quando você quer fugir do arroz, feijão e carne do dia a dia… e essa versão amanteigada já rolava aqui em casa de uma forma um pouco mais simples, mas decidi dar um toque de glamour e ficou melhor do que eu imaginava…

ok, o alho poró ajuda demais né? ele já deixa qualquer comidinha mais e mais gostosa e nessa receita casou perfeitamente.

bora pra receita! você vai cortar em rodelas finas 1 talo de alho poró grande. então, você vai refogar o mesmo juntamente com 1 colher de sopa e meia de manteiga.  quando o alho poró estiver bem macio, você vai retirar do fogo e reservar. aí, você vai untar uma forma com um pouquinho de manteiga e forrar com umas 2 camadas de batatas cruas cortadas em rodelas. então, você vai colocar o alho poró refogado por cima e cobrir com mais uma camada de batatas. para a cobertura, você vai misturar 1 lata de creme de leite (sem soro) com 50g de queijo parmesão ralado e vai espalhar esse creme por cima das batatas. aí é levar ao forno coberto com papel alumínio, em fogo médio, por aproximadamente 30 min e depois por mais 20 min. sem o papel para dar a gratinada por cima e as batatas ficarem bem macias…

no total, usei umas 3 batatas grandes e fiz em um refratário pequeno para ficar mais altinho…

para acompanhar rolou uma costelinha com molho agridoce que vocês vão pirar!


Olha isso aqui...