lasanha a bolonhesa e creme alfredo

há mais ou menos uns 13 anos, eu fazia o primeiro almoço para o meu então namorado (e atual marido). a lasanha, foi o prato escolhido! eu não lembro de detalhes, mas lembro que não ficou perfeita não, rs… ainda bem que o tempo faz com que a gente melhore, faz a gente aprender alguns truques simples que transformam suas comidinhas em verdadeiras delícias.

e essa daí, fiz para a mesma pessoa, mas tenho certeza que ficou muito mais gostosa! é daquelas comidas super simples, mas que com alguns truques, conseguem ficar perfeitas! e eu, claro, vou dividir meus segredinhos com vocês!

segredo 1: escolha uma boa massa! eu nunca usei aquelas massa frescas não, geralmente uso aquela que precisa cozinhar. agora a dica é deixar ela bem durinha, porque ela vai acabar de cozinhar no forno! eu usei 250g de massa para uma lasanha que serviria muito bem umas 5 pessoas.

segredo 2: o molho bolonhesa! o meu eu fiz assim: refoguei 1 cebola média cortada em cubos, com 3 dentes de alho amassados em um tantinho de azeite. juntei 350g de carne moída, salpiquei com um pouquinho de sal e deixei ela ficar bem cozidinha. adicionei então 1 lata de extrato de tomate, 1/2 xíc. de água e 1 colher de chá de canela em pó (truque 1). deixei ferver um pouco e processei o molho com mixer para que formasse um creme mais grossinho (truque 2). aí, é acertar o sal e se você gostar, adicionar um tantinho de pimenta do reino.

segredo 3: o molho branco foi substituído pelo molho alfredo! gente, para tudo! esse molho é tudo de bom! eu já dei a receita dele aqui  e para essa lasanha, eu dobrei a quantidade para fazer 2 camadas generosas!

a montagem: primeiro, reguei com um fio de azeite o refratário e espalhei bem para “untar” a forma. a 1ª camada foi de massa, a 2º de molho bolonhesa (bbeeemmm generosa), depois outra camada de massa e uma camada generosa de molho al fredo. na minha travessa, repeti esse processo mais uma vez, acabando com o molho branco. por cima, bastante queijo parmesão ralado na hora e forno.mais ou menos 30 min ou até que o queijo por cima esteja bem gratinado.

eu sei, que rolou uma mini briga para ver quem comeria o último pedaço que sobrou na geladeira para o dia seguinte (e eu ganhei, rs…)


Olha isso aqui...