petit gateau de chocolate branco

ai, ai petit gateau… como lidar com esse bolinho? o que é aquele creme quentinho que fica ali guardadinho só esperando a primeira colherada? e que tal uma versão de chocolate branco?

sim, essa receita já tinha sido testada há tempos atrás, mas ela tinha ficado feinha e o rafa queria tentar mais uma vez para ver se ficava melhor… bem, testamos de novo e o máximo que conseguimos foi esse daí, rs… ele não fica tão lindo como a versão de chocolate preto, mas garanto, quem gosta de chocolate branco vai se apaixonar…

ele fica mais levinho, o creme mais delicado e com muuuiitttooo gosto de chocolate branco… quem faz receita com esse tipo de chocolate sabe o quanto o gosto dele tende a desaparecer em algumas misturas…

mas bora pra receita: numa batedeira você vai começar batendo 2 ovos inteiros e mais 2 gemas até formar um creme mais clarinho… enquanto isso, derreta 100g de manteiga juntamente com 170g de chocolate branco (muito, muito cuidado, porque o chocolate branco queima fácil), aí é misturar o chocolate+manteiga aos ovos, incluir ainda 1/2 xíc. de açúcar e 50g de farinha de trigo (mais ou menos 1/3 de xíc. mais 1 colher de sopa). misturou bem, bem, bem? então é só colocar na sua forminha bem untada com manteiga e farinha, deixando uns 2 dedos de espaço para ele crescer… o forno deve estar super quente e por aqui o tempo necessário para eles ficarem durinhos por fora e cremosos por dentro foi de 9 min. como isso pode mudar de forno para forno, minha dica é fazer uns 2 à mais do que você quer servir e quando ele ficar moreninho por cima, você retirar para ver se o ponto está ok…

e olhando a foto, mesmo ele tendo ficado meio tortinho, tadinho, só me dá vontade de comer de novo, ai, ai…


Olha isso aqui...