bacalhau cremoso

anota aí uma super dica: compre bacalhau fora da época que ele fica na modinha, rs (semana santa e final de ano), isso porque, muitas vezes, você vai conseguir o preço do quilo até mais barato que muitas carnes vermelhas. sem contar, que bacalhau rende muito!!!

e então que eu queria usar o bacalhau que comprei, mas queria fazer ele de uma forma diferente (pra variar, rs…), aí lembrei de uma receitinha aqui do blog que tinha um creme que ficou delicioso (essa aqui ó) e eis a ideia, fazer um refogado tradicional de batata e bacalhau e por cima um creme com toque de alho que seria levado ao forno para gratinar e ficar com essa casquinha dourada…

e o primeiro passo, foi deixar 800g de bacalhau de molho durante 1h na água (de preferência dentro da geladeira). depois desse tempo, descarte a água e leve para cozinhar em uma panela, até a água ferver… eu geralmente, troco a água 3 vezes e assim meu bacalhau não fica super salgado… eu não descarto a última água e cozinho nela, 4 batatas médias cortadas em cubos não tão grandes. enquanto a batata cozinha, você desfia o seu bacalhau. aí é cortar  1 cebola grande e refogar em bastante azeite (brinco, que o segredo do bom bacalhau é um bom azeite usado sem miséria e o bacalhau não estar salgado). quando a cebola estiver macia, você vai tirar a panela do fogo e juntar o bacalhau desfiado e as batatas e misturar bem… à parte você vai fazer um creme com 1 copo de requeijão, 200ml de creme de leite, 3 dentes de alho amassados, 1 pitada de noz moscada e 50g de queijo parmesão. aí é colocar em um refratário o refogado de bacalhau por baixo, organizar umas azeitonas por cima e cobrir com o creme.

aí é levar ao forno para gratinar beemmm, e comer assim bem quentinho… o creme vai se misturando com o refogado, mas sem deixar de ser leve… cremoso na medida certa, sabe como é?

é engraçado como qualquer coisa com bacalhau fica com cara de comida de festa, rs…


Olha isso aqui...