bolinhos de batatas no forno

minha irmã ama batata, tenho certeza, que se ela pudesse, comeria batata todo santo dia… e ela tava pertinho de mim e fomos eu, ela e o rafa para cozinha fazer uma receita… só que depois dela pronta (e fotografada) veio o problema, que nome dar? por alguns minutos ele foi pão, mas de pão não tem quase nada, já foi hambúrguer, mais pelo formato, mas no final, decidi por bolinhos de batata no forno, que acho que fica mais harmonioso, rs….

e enquanto a gente abocanhava nossos bolinhos a gente pensava: poxa, se fizer em um formato menor, dá para servir como se fosse um canapé né? enquanto o outro dizia: mas como entradinha fica bem bacana também… e porque não com molhos diversos conforme mandar a imaginação e o que tiver na geladeira… e assim se deu o processo criativo para essa receita, simples, simples, que nasceu sem nome, mas se mostrou tão versátil e criativa…

e olha como é fácil, fácil de fazer… comece cozinhando 5 batatas médias com uma pitadinha de sal… quando a batata estiver bem macia, amasse bem e deixe esfriar um tantinho…aí, misture ao purê 50g de queijo parmesão ralado, 1/2 xíc. de farinha de rosca, 1 ovo e uma pitada de noz moscada. então, é ir fazendo os discos na mão mesmo, não muito alto… leve ao forno em um tabuleiro untado com manteiga e farinha de rosca por uns 40 min, virando com cuidado, na metade do tempo para ficar douradinho dos 2 lados…

para acompanhar, o rafa fez um creme de queijo que nada mais foi do que 1 cebola pequena cortada em cubos, refogada com 1 colher de sopa de manteiga, 200ml de creme de leite e um pouco de cada queijo que você tem em casa, que quando você for misturando no creme, vai engrossa-lo…

gente, ficou tão gostosinho que só fazendo para vocês entenderem. e diz se não ficou fofo?


Olha isso aqui...