Categorias
Risotos

risoto de cenoura

eu queria uma comidinha que confortasse a alma, que o cheirinho dela pudesse invadir a casa toda e que já na primeira garfada fizesse eu ter certeza que era exatamente aquilo que eu precisava! e claro, sem dar muito trabalho…

e lá estava o arroz arbóreo dentro do armário me chamando… e na geladeira um tiquinho de vinho branco e uma solitária cenoura…foi só juntar tudo, usar a dica esperta que D. Jú (Pitadinha) me deu para medir a quantidade de água para cozinhar o arroz direitinho e perceber que comida gostosa pode sim fazer uma pessoa feliz…

e foi assim… ralei 1 cenoura média no ralo fino e levei para refogar junto com 1 cebola média cortada em cubinhos e 1 colher de sopa bem cheia de manteiga. quando a cebola estava bem macia, adicione 1 xíc. e meia de arroz arbóreo e misturei bem ao refogado. aí foi colocar 1/2 xíc. de vinho branco, deixar dar uma leve evaporada e misturar 3 xíc. e meia de caldo de legumes (sim, eu roubei e fiz com caldo líquido dissolvido em um tanto de água bem quente, mas um dia vou ser linda e fazer meu próprio caldo de legumes). aí é acertar o sal e deixar cozinhando em fogo baixinho, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar bem macio e cremoso… antes de servir, misture ainda mais 1 colher de sopa de manteiga e tente parar de comer logo no primeiro prato…

no dia seguinte que fiz o risoto, ainda tinha sobrado um tantinho na panela e o rafa cismou de comer ele assim, puro, sem nadica para acompanhar… quando o cheiro invadiu a casa, vou admitir, tive vontade de roubar o prato dele, me trancar no quarto e comer tudinho! mas sou uma esposa boazinha, me torturei com o cheiro e nosso casamento ganhou uma nova chance, rs…

ps: a dica da D. Jú é que para 1 medida de arroz, geralmente se usa 3 medidas de líquido. brigada amigue por sempre me dar dicas preciosas!

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

33 respostas em “risoto de cenoura”

Até gosto de um risoto mas tem que ter alguma proteina animal,me perdoe,o vinho branco concordo mas para beber o tinto na minha mesa está sempre presente.

Vou fazer esse risoto amanhã.Parece que fica delicioso.A cenoura não o deixa adocicado?
Adoro suas receitas.A torta de ganache é a preferida do meu filhão e do meu marido também.
Abração para todos que participam dos comentários.

Hm… Esta também parece gostosa! :D
Mas eu reproduzi aquele quiche que postaste por estes dias e, olha, ficou divino. Maridão comeu metade do refratário! IUHSAIUHIASHIUAHS

muito bom.!
Bjao :)

Ontem a noite vi essa receita q me inspirou, então hj para o almoço tivemos risoto de cenoura com alho-poró e molho de camarão com pimenta biquinho. Ficou maravilhoso. Foi minha primeira experiência com essa pimenta e ela casou muito bem com o camarão.
Obrigada pela inspiração. Sou nova por aqui e já vi q vou ficar freguesa.

Conheci seu blog esta semana e resolvi que esta seria a primeira receita que eu faria…
Preciso confessar que eu nunca tinha feito risoto… eu AMO cozinhar, mas nunca tinha tentado um risoto “de verdade”… Confesso… tô com medo… vai virar vício… rss…
Ficou perfeito, incrível, cremoso, melhor do que imaginei…
Adorei!!! Parabéns com estrelinha… rss…

Viciaaaaante… rss… seguindo sua receita básica, já fiz de abobrinha, de brócolis e o melhor de todos até agora, de agrião!!!! Se vc nunca fez, tenta… Coloquei 1 maço de agrião picado grande prá refogar com cebola e alho… e segui o resto como vc explicou no de cenoura… Meu Deus!!! De comer de joelhos pedindo perdão… rss

Nossa, fui tentar fazer, mas sem vinho porque não tinha. Usei medida de 1 de arroz pra 3 de água e não foi suficiente. Acabei de colocar mais e vou ver como fica.

Na próxima, testo com vinho.
Faz muita diferença?

Até mais,
boa semana.

Parabéns pelo ótimo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.