Categorias
Doces e Sobremesas

pudim de chocolate sem leite condensado

vamos ao chocolate? ei, olha primeiro o texto antes de babar nessa foto aí embaixo vai, rs…

é minha gente, o pudim invadiu esse blog mais uma vez… mas eu tenho 2 justificativas: pudim é bom demais! e esse é de chocolate, então tá liberado! rs… achei essa receita em uns recortes de jornal e fiquei intrigada… poxa, sem leite condensado é? será que fica bom? será que dá o ponto? mas arrisquei e  tá aí o resultado…

essa receita é bem old school, daquelas que levam uma quantidade maior de ovos e tem cara de receita que sua avó faria quando você era criança sabe? o mais bacana, é que achei que ela não fica enjoativa e fica uma camadinha embaixo que lembra (de longe) um bolo molhadinho (a loka, rs).

mas antes de você se empolgar e sair correndo para a cozinha, só um aviso… esse pudim demora para ficar pronto, então, ele não é ideal para aquela sobremesa rapidinha que você precisa fazer para servir no almoço… até porque além do tempo de preparo, ainda tem que gelar né? agora que você já está ciente desse detalhe, bora pra receita né?

comece fazendo a calda e reserve (veja aqui como fazer). aí é bater (eu usei a batedeira, mas o liquidificador também funciona) 2 ovos inteiros mais 2 gemas até formar um creme mais esbranquiçado. junte a isso 1 xíc. de açúcar, 4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó e 400ml de leite. bata bem até misturar tudinho. despeje na forma já com a calda e leve ao forno, em temperatura média, em banho maria e coberto com papel alumínio, por aproximadamente 1h30 (:-O), ou até espetar o palito e não voltar sujo de massa… aí é deixar ficar bem geladinho e nhamm…

ps1: minha mãe tem uma panela, velhinha, de fazer pudim na boca do fogão… gente é bem mais rápido! se vocês gostam de pudim e acharem, vale super a pena!

ps2: se você for fazer para crianças, acho interessante colocar um pouquinho mais de açúcar, já que geralmente os pequenos gostam de sabores um pouco mais doces…

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

49 respostas em “pudim de chocolate sem leite condensado”

Que delícia de receita! Bom, sou fã declarada do site por conta dessas receitas tão fáceis e deliciosas – e as sobremesas de copinho andam rendendo elogios em casa.

Só faço uma correção: na verdade crianças percebem o doce melhor do que nós porque seu paladar não está viciado em doces muito doces. Por isso mesmo eles conseguem saborear, ainda pequenos, frutas muito melhor que nós adultos.

O ideal é evitar ao máximo o excesso de açúcar para que eles continuem assim enquanto for possível, já que aproveitarão melhor dos diferentes abores que a culinária oferece.

:)

Simone,
concordo com vc que devemos evitar… mas minha experiência com crianças diz que elas não gostam muito do amarguinho do chocolate, por isso disso aquilo ;-)

Sou fã do pudim tradicional, mas esse aí está com uma cara muuuiito boa. Eu achei que leva pouco ovo, geralmente me assusto qdo a receita pede acima de 5 ovos.
Queria tanto achar essa panela de pudim, pq a receita de pudim é facil, o que desanima msm é essa história de assar em banho maria no forno… demora demais e às vezes ñ dá certo.

desanima mesmo… mas como faço só de vez em quando, tá valendo, rs…
menina, 5 ovos é para alimentar um batalhão ou fazer fritada :-P

desculpa comentar de novo, mas fiquei com uma dúvida: pelo q entendi vc assou o seu pudim no forno e levou 1h30 certo? Vc sabe +ou- quanto seria esse tempo na panelinha de assar na boca do fogão?
Vlw!

Oi Cami!
Gosto muito de pudins, e ainda mais das variações que podemos fazer com eles.
Esse de chocolate ficou bonito mesmo. E receitas assim com ovos e leite geralmente demoram no forno. Uma vez tentei tirar um pudim da forma, mas ele se quebrou, eu deveria ter deixado mais tempo no forno. Pode parecer muito, mas é necessário.
Deu vontade fazê-lo!
Beijos

Hello Hellooooo!!!

Amo as tuas receitas!!! Socorrooooo!!! Uma dúvida!! Será que dá certo e fica bom se fizer com leite de soja??
Tenha uma cunhada com intolerância à lactose e sou responsável pela sobremesa no natal…. Difíiicil!!!!
Bjão!!

putz mallu, de verdade? eu não sei… mas pq você não tenta fazer metade da receita e vê se dá certo? um truque que você pode usar também é colocar um tantinho de amido de milho, mas não sei até onde isso pode influenciar no gosto…

eu to fazendo o pudim hoje, so nao sei se vai dar certo, o que me deixou mais impressionada nao foi ele ser sem leite condensado mas e ele nao levar maisena e bem interessante, porque como ele fica consistente?! eu to fazendo o meu e espero nao errar e dar certo, eu so nao sei quanto equivale 400ml ssrsr eu coloquei duas chicara porque fui pesquisar e falava que 400ml equivale a isso!

eu to fazendo o pudim hoje, so nao sei se vai dar certo, o que me deixou mais impressionada nao foi ele ser sem leite condensado mas e ele nao levar maisena é bem interessante, porque como ele fica consistente?! eu to fazendo o meu e espero nao errar e dar tudo certo!

deve ficar delicioso so nao gosto com chocolate amargo é que sou criança tenho 10 anos e quero fazer uma sobremesa as nao tem leite condensado em casa e por ser criança sou bem enjoada

Neste momento estou fazendo pudm de leite condensado na panela de pressão,são apenas 15 min apos pegar pressão, fica uma delicia, vou experimentar fazer este tambem e depois respondo são apenas 15 min após pegar a voce. Obg. pela receita

Oi, eu estava procurando uma receita sem leite condensado e encontrei essa. Fiz e ficou muito gostoso mas lamentei não ter conseguido abrir o link da cauda por isso improvisei com a calda de pudim normal mas acho que poderia ter ficado mais saboroso com a cauda certa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.