risoto de cenoura

eu queria uma comidinha que confortasse a alma, que o cheirinho dela pudesse invadir a casa toda e que já na primeira garfada fizesse eu ter certeza que era exatamente aquilo que eu precisava! e claro, sem dar muito trabalho…

e lá estava o arroz arbóreo dentro do armário me chamando… e na geladeira um tiquinho de vinho branco e uma solitária cenoura…foi só juntar tudo, usar a dica esperta que D. Jú (Pitadinha) me deu para medir a quantidade de água para cozinhar o arroz direitinho e perceber que comida gostosa pode sim fazer uma pessoa feliz…

e foi assim… ralei 1 cenoura média no ralo fino e levei para refogar junto com 1 cebola média cortada em cubinhos e 1 colher de sopa bem cheia de manteiga. quando a cebola estava bem macia, adicione 1 xíc. e meia de arroz arbóreo e misturei bem ao refogado. aí foi colocar 1/2 xíc. de vinho branco, deixar dar uma leve evaporada e misturar 3 xíc. e meia de caldo de legumes (sim, eu roubei e fiz com caldo líquido dissolvido em um tanto de água bem quente, mas um dia vou ser linda e fazer meu próprio caldo de legumes). aí é acertar o sal e deixar cozinhando em fogo baixinho, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar bem macio e cremoso… antes de servir, misture ainda mais 1 colher de sopa de manteiga e tente parar de comer logo no primeiro prato…

no dia seguinte que fiz o risoto, ainda tinha sobrado um tantinho na panela e o rafa cismou de comer ele assim, puro, sem nadica para acompanhar… quando o cheiro invadiu a casa, vou admitir, tive vontade de roubar o prato dele, me trancar no quarto e comer tudinho! mas sou uma esposa boazinha, me torturei com o cheiro e nosso casamento ganhou uma nova chance, rs…

ps: a dica da D. Jú é que para 1 medida de arroz, geralmente se usa 3 medidas de líquido. brigada amigue por sempre me dar dicas preciosas!


Olha isso aqui...