Eu já declarei meu amor por suflê né? mesmo que ele dê uma murchada na hora das fotos e não fique tão lindão como fica logo que sai do forno, com certeza, é uma receita que sempre vale a pena trazer para cá.
Essa versão de mandioquinha ficou deliciosa e levinha… e para dar um Q diferente, em vez de colocar o queijo na massa, coloquei por cima e ficou um gratinadinho maravilhoso…
Bora pra receita né?
Geralmente eu asso a mandioquinha em vez de cozinhar na água, isso porque acho que fica mais saborosa e fica mais consistente… e para essa receita, assei 400g de mandioquinha (ou batata baroa). e eu faço assim: embrulho individualmente cada uma com papel alumínio e levo ao forno em temperatura média até que ao espetar uma faca, ela esteja bem macia.
Para o suflê é aquele esquemão: refogue 1 cebola média em 3 colheres de sopa de manteiga até que fiquem transparentes. desligue o fogo e misture 1 xícara de leite, 3 gemas e 3 colheres de sopa de farinha.
Volte ao fogo e misture sem parar até que se forme um creme bem grossinho. já fora do fogo misture o purê de mandioquinha, um tanto de cebolinha picada e por último 3 claras em neve. misture delicadamente e despeje a massa em um refratário untado. por cima, salpique um pouco de queijo parmesão e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 1h ou até que você obtenha uma casquinha mais dourada…
O ideal é comer assim que tirar do forno, mas não fique triste se ele murchar, isso é normal, um pouco triste, mas normal, rs…
ana maria amneida
março 12, 2012Simples e delicioso! Levar à mesa e comer com seu maridinho.
Elizabeth
março 12, 2012Vou esperimentar essa delicia, deu agua na boca…adoro suflê!!! Bjkas.
cami
abril 4, 2012suflê é bom demais né?
cami
abril 4, 2012nééé? ain…
Guloso e Saudável
março 12, 2012Cami,
Também já declarei minha simpatia aos suflês, é uma refeição leve ou entrada muito leve, prática e linda, a foto ficou linda.
Boa semana, beijo,
Vânia
cami
abril 4, 2012tbm adoro suflês… só não gosto q eles murcham, rs…
Carol
março 12, 2012Oi Cá!
Não sou nada fã de mandioquinha, mas como o pessoal aqui de casa curte, arrisquei e fiz pra janta.
Depois de muitos elogios, fui experimentar e olha… se eu gostasse de mandioquinha teria achado magnífico!! rsrs…
Ficou bem levinho e saboroso. Coloquei também um pouco de sal.
Parabéns pelo site. Ele que tem mudado minha opinião sobre cozinhar e tem feito eu ir para a cozinha com prazer!
Obrigada!!!
cami
abril 4, 2012poxa Carol, brigada mesmo… fico muito, muito feliz de saber disso!
Nai Romero
março 13, 2012Hummm! Realmente parece uma delícia, vou tentar fazer lá em casa (onde o povo é louco por mandioquinha!!!), mas confesso que morro de preguiça da parte das claras em neve. Nunca bati, e olha que faço mil coisas na cozinha!
Gostei muito da ideia de assá-las no papel alumínio, nunca havia pensado! O bom é que não deixa aguada, não precisa refogar (minha mãe refoga tudo, mesmo antes de cozinhar – odeio!) e ainda deve preservar melhor as vitaminas…
cami
abril 4, 2012amore, tem uns mixers que vem com acessório para bater clara em neve e massas leves, é super prático!
Luiz
março 13, 2012Sabe as vezes penso que as receitas podem ser modificadas para melhor, esta por exemplo poderia ter algo mais,azeitonas,rodelinhas de linguiça,algum verde no final e regado com um fio de azeite.
cami
abril 4, 2012Luiz,
não sei se a gordura da linguiça casa bem com a leveza do suflê não… pode ser q ele não fique tão aerado, mas se vc testar me conta…
Patricia de Souza/ Unai - MG
abril 2, 2012olá!! Pessoal essa farinha, é a farinha de trigo ou farinha de mandioca?!! Eu nunca fiz suflê. Parece muito bom. Por favor algume me responda!!!!!!!!
cami
abril 9, 2012farinha de trigo :-)