Ah o filé mignon… possivelmente não há (quase) nada que você possa fazer que vai estragar a maciez dessa carne… claro, que mesmo ela desmanchando na boca, ainda tem pessoas que preferem outros pedaços de carne… mas vamos combinar? é gostoso pra caramba, além de super prático…
Não, eu não compro esse pedaço de carne o tempo todo. sim, eu acho caro! com o valor de 1k de filé compro fácil frango, peixe e outros pedaços de carne… mas de vez em quando rola de fazer um mimo para nós mesmos né?
O mais bacana é que o preparo basicão dessa carne não dá trabalho nenhum e por isso decidimos fazer um molho de cebola para acompanhar…
O coitado do molho de cebola nem apareceu tanto nessa foto né? mas prometo que amanhã mostro uma outra receita onde ele vai aparecer bem mais! mas já informo: ele faz toda a diferença!
Então foi assim… comecei temperando 1kg de filé (que cortamos em pedaços grandes) com uma mistura de 1 pitada de sal grosso, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico e 3 dentes de alho amassados.
Deixamos marinar por uns 30 a 40 min. enquanto isso, você vai descascamos 1/2kg de mini cebolas (pode usar a grande também, mas corte ao meio para agilizar o processo) e temperá-las com um fio generoso de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta calabresa.
Aí é levar ao forno em temperatura média em um tabuleiro coberto com papel alumínio por 30 min. depois desse tempo, retire o papel e mexendo de vez em quando deixe as cebolas ficarem bem moreninhas… eu geralmente coloco um pouquinho de água para fazer um molho, que fica delicioso…
Aí chega a hora do filé! o negócio é esquentar bem uma frigideira grande, derreter 1/2 colher de sopa de manteiga e dispor os filés, virando de vez em quando… o tempo na panela vai depender do gosto pessoal de cada um: mal passado, ao ponto, bem passado… o que eu sempre faço é deixar um pedaço menor para ir fazendo os testes, porque não conheço aquelas super técnicas para saber se a carne está boa só de apertar não, rs…
Quando os seus filés tiverem prontos, é hora de colocar as cebolas assadas (que estarão deliciosas) na panela junto com os pedaços, dar uma misturada básica e servir essa belezura!
Nem chegou a ser uma receita, não é mesmo? mas vai por mim: vinagre balsâmico faz toda a diferença no tempero da carne e cebolas assadas é o que há de mais gostoso! então fica a dica!
10 comments on “Filé mignon com cebolas”
Delícia!
eu comeria de novo agora! fácil, fácil, rs…
Vou te contar um estória o filé esta demais, mas este molho de cebola é um show a partem, vou fazer com toda certeza.
Bjo
Fê
é verdade fê… esse molho de cebola foi o grande diferencial!
Esta é a minha praia,se tem alguma coisa mais gostosa que um file ao ponto são dois files!!!!!!
Com essa cebolinha,uma pitada de pimenta ,sal a gosto!!!!!! eu abro uma garrafa de vinho pra acompanhar e viva a vida !!!!
nham, nham…
Não consegui entender muito bem o preparo da carne. Você corta tipo em bifões e depois fatia como na foto, ou o corte em pedaços grandes que você se refere já é o da foto? Desculpe a minúcia mas o dom que sobra aí, falta aqui, então para ter chance de dar certo preciso dos mínimos detalhes. rsrsrs
amore, eu cortei ao meio, porque não dava para colocar inteira na minha panela… e depois cortei em tiras :-*
Fiz agora no almoço. Para uma primeira vez, até que ficou bom, mas acho que vou adaptar a receita na próxima… :)
isso aí, vai adaptando ao seu gosto amore ;-)