Ah o filé mignon… possivelmente não há (quase) nada que você possa fazer que vai estragar a maciez dessa carne… claro, que mesmo ela desmanchando na boca, ainda tem pessoas que preferem outros pedaços de carne… mas vamos combinar? é gostoso pra caramba, além de super prático…

Não, eu não compro esse pedaço de carne o tempo todo. sim, eu acho caro! com o valor de 1k de filé compro fácil frango, peixe e outros pedaços de carne… mas de vez em quando rola de fazer um mimo para nós mesmos né?

O mais bacana é que o preparo basicão dessa carne não dá trabalho nenhum e por isso decidimos fazer um molho de cebola para acompanhar…

O coitado do molho de cebola nem apareceu tanto nessa foto né? mas prometo que amanhã mostro uma outra receita onde ele vai aparecer bem mais! mas já informo: ele faz toda a diferença!

Então foi assim… comecei temperando 1kg de filé (que cortamos em pedaços grandes) com uma mistura de 1 pitada de sal grosso, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico e 3 dentes de alho amassados.

Deixamos marinar por uns 30 a 40 min. enquanto isso, você vai descascamos 1/2kg de mini cebolas (pode usar a grande também, mas corte ao meio para agilizar o processo) e temperá-las com um fio generoso de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta calabresa.

Aí é levar ao forno em temperatura média em um tabuleiro coberto com papel alumínio por 30 min. depois desse tempo, retire o papel e mexendo de vez em quando deixe as cebolas ficarem bem moreninhas… eu geralmente coloco um pouquinho de água para fazer um molho, que fica delicioso…

Aí chega a hora do filé! o negócio é esquentar bem uma frigideira grande, derreter 1/2 colher de sopa de manteiga e dispor os filés, virando de vez em quando… o tempo na panela vai depender do gosto pessoal de cada um: mal passado, ao ponto, bem passado… o que eu sempre faço é deixar um pedaço menor para ir fazendo os testes, porque não conheço aquelas super técnicas para saber se a carne está boa só de apertar não, rs…

Quando os seus filés tiverem prontos, é hora de colocar as cebolas assadas (que estarão deliciosas) na panela junto com os pedaços, dar uma misturada básica e servir essa belezura!

Nem chegou a ser uma receita, não é mesmo? mas vai por mim: vinagre balsâmico faz toda a diferença no tempero da carne e cebolas assadas é o que há de mais gostoso! então fica a dica!

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comments
  • Bárbara
    março 27, 2012

    Delícia!

    • cami
      abril 9, 2012

      eu comeria de novo agora! fácil, fácil, rs…

  • Fe Dayrell
    março 27, 2012

    Vou te contar um estória o filé esta demais, mas este molho de cebola é um show a partem, vou fazer com toda certeza.
    Bjo

    • cami
      abril 9, 2012

      é verdade fê… esse molho de cebola foi o grande diferencial!

  • Luiz
    março 27, 2012

    Esta é a minha praia,se tem alguma coisa mais gostosa que um file ao ponto são dois files!!!!!!
    Com essa cebolinha,uma pitada de pimenta ,sal a gosto!!!!!! eu abro uma garrafa de vinho pra acompanhar e viva a vida !!!!

  • Renata
    julho 9, 2012

    Não consegui entender muito bem o preparo da carne. Você corta tipo em bifões e depois fatia como na foto, ou o corte em pedaços grandes que você se refere já é o da foto? Desculpe a minúcia mas o dom que sobra aí, falta aqui, então para ter chance de dar certo preciso dos mínimos detalhes. rsrsrs

    • cami
      julho 30, 2012

      amore, eu cortei ao meio, porque não dava para colocar inteira na minha panela… e depois cortei em tiras :-*

  • Carine Prates
    setembro 28, 2012

    Fiz agora no almoço. Para uma primeira vez, até que ficou bom, mas acho que vou adaptar a receita na próxima… :)

    • cami
      outubro 22, 2012

      isso aí, vai adaptando ao seu gosto amore ;-)

Anterior
brownie com cobertura de maracujá
Filé mignon com cebolas

Política de Privacidade