Categorias
Risotos

risoto de palmito e parmesão

sim, eu admito, achava que essa coisa de fazer risoto com arroz arbóreo era frescurite culinária! além disso, achava esse ingrediente caro, quando comparado ao arroz branco e até mesmo ao arroz integral… mas descobri que não, não era frescura e sim, é um pouco mais caro, mas procurando você consegue encontrar por preços menos salgados… e também, de vez em quando pode né?

e gente, como esse negócio rende!! por isso vale a pena… compra 1k de arroz arbóreo e deixa ele ali para um jantarzinho especial pra aquela pessoa especial… até porque, risoto é comfort food total, ou seja, é amor…

bora pra cozinha?

você vai começar refogando 1 cebola pequena cortada em cubos em 1 colher de sopa de manteiga. quando a cebola estiver bem macia, você vai adicionar 1 xíc. e meia de arroz arbóreo e, em fogo baixo, vai deixar o arroz “fritar” um pouquinho… aí é adicionar 1/2 xíc. de vinho branco, deixar ferver um pouquinho e colocar 1 xíc. de caldo de legumes*… aí pessoal uma pausa… a probabilidade de você usar só isso de líquido é mínima, rs… mas eu prefiro ir colocando aos pouquinhos para ele ficar no ponto certo, por isso eu faço assim… quando a água começa a secar e percebo que o arroz ainda não está no ponto, vou completando com um tantinho de água… quando o arroz estiver macio é hora de colocar 150g de palmito cortadinho, 100g de queijo parmesão ralado (do bom mesmo e sem ser de saquinho) e para finalizar 1 colher de sopa generosa de manteiga (dica que uma leitora me deu aqui no blog!).

de verdade? isso aí fica bom purinho assim, não precisa de nada para acompanhar não, rs… mas nesse dia, ele foi acompanhado desse contra filé apimentado e teve alguém, rafael, que comeu e repetiu com um sorriso no rosto!

*me desculpem os politicamente corretos (e que estão certíssimos), mas esse caldo de legumes aí foi feito dissolvendo aquele caldo de legumes no potinho em um tanto de água bem quente… em legítima defesa, informo que depois do blog, esse ingrediente quase não aparece nos meus preparos, mas é que de vez em quando fica tão gostosinho, não fica não?

minha panelinha lindinha, foi a que ganhei lá no passeio a Ilha de Caras… e como são fofas, fico até com ciúmes de tira-las das caixinhas… (não entendeu o que eu tô falando? clica aqui, rs…

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

34 respostas em “risoto de palmito e parmesão”

Cami,
de fato o arroz arbóreo faz toda a diferença e é muito amor. Meu cunhado faz um risoto de queijo gorgonzola e pêra que é uma delícia. Já mandei essa sua receita pra ele fazer hehe
bjs

Uma coisa que gosto é risoto,fácil de fazer e aceita muita derivação,com carne de vaca,de ave,legumes,mas o tal de palmito é que precisa de cuidados,corre-se o risco de contaminação,todo cuidado é pouco,eu faço com azeitonas,batata baroa,ervas finas,e conhaque, não uso vinho,mas branco só um pouco,bom cada um tem sua receita .

Conheci o blog faz pouco tempo e essa foi a primeira receita que testei – o primeiro risoto que fiz tb – e adorei!
Fácil de fazer e delicioso!

Desculpe a ignorância, mas vamos lá: qual é a do vinho branco? E o sal, não coloca nem um tiquinhu? Rsrsrsr! Adoro o site!! Vou fazer esta receita fds! Beiijos!

amore, o vinho branco dá um gostinho todo especial no risoto… o sal eu não coloquei por causa do parmesão que já é bem salgadinho, mas se vc quiser pode colocar a seu gosto!

Huuumm ficou uma delicia meu risoto
De palmito c/ parmesão !! Só acho
que exagerei na manteiga …… Parabéns
Pelas receitas….. No próximo domingo
Vou tentar outra !!!!!

Cami, eu fiz esta receita para um jantar especial com minha esposa e foi um sucesso!! Eu achei que não conseguiria por conta de ter pouca prática mas ficou maravilhoso!!! Estou acompanhando o blog depois disso! Bjos!

Hmmm…… n sou mto chegado em risoto….+ esse tava booooooooooooom!!!!!!!!!!!!!!!!Axo q vo pedir para minha mãe fazer outro!!!!!! :P
Parabéns pela receita!!!!!!!

Eu amei fazer esse risoto…Ou melhor amamos! Foi meu primeiro risoto e fiz com meu lindo, ou seja, alegria em dobro, ficou divino e ficamos mega surpresos com o sabor e o brilho! Usamos os melhores ingredientes e fez toda diferença. Já estamos pensando no próximo!!! Um beijo Cá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.