fritada de carne colorida

carne moída definitivamente não é consenso para todos os paladares.  uns amam, outros nem tanto… eu posso dizer que acho um ingrediente prático e versátil, mas que, dependendo do corte (que na maioria das vezes é cheio de gordura) se torna realmente sem graça. mas descubram um bom açougueiro ou moa você mesmo a sua carne e você se apaixonará por esse ingrediente tão amigo das comidas rapidinhas…

quando eu era criança eu comia muita carne moída… mamis trabalhava fora, precisava de comidas práticas e ela ficava pronta rapidinha e era aceita na versão refogadinha com cebola e alho ou com molho de tomate para acompanhar o angú (huuummm…). mas a verdade é que esse ingrediente voltou a ser queridinho depois de descobrir que o mercado aqui perto de casa mói o pedaço de carne que você escolher, lá na hora, na sua frente!

“moço pega um pedaço de carne bem limpinho, sem gordura, faz favor! ” e lá vou eu para cozinha fazer carne moída com gosto de carne mesmo!

e essa receita de fritada nada mais é do aquele esquemão básico do: ” junta tudo e transforma numa coisa só que com um nome mais bonitinho”. e fica gostoso, fica bonito, é prático e essas características são quase música para os ouvidos dos cozinheiros da correria…

falei pra dedéu né? vamos para a receita que é melhor, rs…

comece refogando 1 cebola média cortada em cubinhos e 2 dentes de alho em 2 colheres de azeite… quando a cebola estiver bem macia, adicione 500g de carne moída e deixa ela cozinhar bem, dando uma mexida de vez em quando e não deixando ela empelotar toda… tempere com sal a gosto e adicione então 400g dos legumes que você desejar (eu usei aquelas seletas congeladas que tem um montão deles juntos), 1 lata de milho verde e 1/2 maço de cebolinha cortadinha… desligue o fogo e deixe a carne esfriar um tantinho… em um recipiente a parte, bata uns 5 ovos como se fosse fazer um omelete. aí é misturar os ovos batidos com a carne temperada, acertar o sal, incrementar com uns temperinhos que você gosta e dispor essa mistura em um refratário untado com manteiga.

agora é forno, em temperatura média, por uns 40 minutos, ou até que esteja bem firme e depois é comer até enjoar, rs…

ps1: essa receita rende bastante, se você vai fazer para 2 pessoas, eu aconselho fazer metade.

ps2: o arroz, que tá ali do ladinho é de espinafre, delícia, que eu fiz cozinhando o arroz junto com aquele espinafre picadinho que vende congelado. mas IMPORTANTE, é praticamente impossível querer que os ingredientes congelados tenham o mesmo sabor do alimento fresco, não, não mesmo… mas é que quando o tempo tá curto é melhor o congelado do que nenhum não é mesmo?

 


Olha isso aqui...