bobó de camarão apimentado

eu sempre tive um pouco de medinho de fazer esse prato, porque sim, ele é trabalhoso, mas no final valeu tanto a pena, que já penso em repetir…

a receita original é do chef José Hugo Celidônio e para dar meu toque especial um toque de pimenta…

para começar, cozinhe 1kg de camarão (naquele esquema, só dando um susto até ele ficar rosinha), descasque o camarão e reserve as cascas e metade da água que você utilizou para o cozimento.  tempere os camarões descascados com uma pitada de sal e refogue os mesmos com um fio de azeite de dendê e reserve.

cozinhe 1/2 de aipim (macaxeira/mandioca) até que a mesma esteja desmanchando ao mesmo tempo que você faz um caldo de camarão, com a água do cozimento e as cascas. aipim cozido, faça um purê com o mesmo. caldo ferveu? coe e descarte as cascas.

camarão grelhado, caldo de camarão pronto e purê de aipim pronto, agora fica mais fácil… numa panela grande refogue em 2 colheres de sopa de azeite, 3 cebolas grandes cortadas em cubinhos, 1/2kg de tomate sem semente e também cortado em cubos e para quem gosta 1 maço de coentro. adicione a essa mistura, o purê de aipim e metade do caldo e em fogo baixo deixe ferver por uns 2 minutos…

depois desse tempo, leve essa mistura para o liquidificador ou processe com um mixer, utilize o restante do caldo para deixar o creme menos grosso (se for o caso). creme batido, volte para a panela, adicione o azeite de dendê restante (eu usei no total 100ml), os camarões refogados e para finalizar 3 colheres de sopa generosas de pimenta

e não precisa ficar com medo, porque essa pimenta é super saborosa, mas suave…

foi de comer e repetir umas 2 vezes, rs…


Olha isso aqui...