Torta de bacalhau

Receita perfeita de torta de bacalhau é ótima para quem está buscando um prato para dar uma variada no cardápio, da mesma forma que não abre mão do sabor.

Torta de bacalhau
Yield: 6 porções

Torta de bacalhau

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma forma diferente de servir bacalhau. Uma torta deliciosamente cremosa e fácil de fazer.

Ingredients

  • 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
  • 6 batatas grandes
  • 2 cebolas roxas grandes
  • 1/4 xícara de azeite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de café de noz moscada em pó
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 200 g de requeijão
  • 50 g de queijo parmesão
  • Farinha de rosca e manteiga para untar a travessa

Instructions

  1. Dessalgue, cozinhe e desfie seu bacalhau, reservando a última água do cozimento.
  2. Desta forma, nessa mesma água, cozinhe as batatas até ficarem bem macias.
  3. Enquanto isso, corte a cebola em fatias bem finas e junto com o azeite, leve para refogar.
  4. Quando a cebola estiver bem macia, adicione o bacalhau desfiado e misture bem. Retire do fogo.
  5. Em seguida, amasse bem as batatas e misture a manteiga ao purê até que esteja completamente incorporado.
  6. Finalize misturando o bacalhau com cebolas e o purê, assim como a noz moscada, a pimenta do reino e o sal, caso necessário.
  7. Enfim, disponha a mistura em um refratário untado com manteiga e enfarinhado com farinha de rosca. Por cima, espalhe o requeijão e finalize com o queijo parmesão.
  8. Leve ao forno em temperatura alta, por aproximadamente 30 min ou até que fique bem dourado por cima.

Bacalhau o ano todo

É provável que você lembre do bacalhau no final do ano ou nas comemorações da páscoa, mas definitivamente, para mim, bacalhau é para ser comido durante todo o ano.

Pense nele para o almoço de domingo com a família, para um jantarzinho com o seu amor ou com os amigos!

E claro, preparar bacalhau fora das épocas festivas inegavelmente conta com a vantagem de você conseguir comprar o peixe por preços mais baixos, ou seja, você economiza!


Super dica: clique aqui e confira nossas dicas para você dessalgar e cozinhar o bacalhau.

Confira mais receitas com bacalhau


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

57 comments on “Torta de bacalhau”

Acho que sou a fã número 1 das tortas. Sou viciada mesmo, sempre que posso faça uma receita dessas. Olha, realmente fica muito boa com frango também, já fiz e ficou ótima! Mas, batata e bacalhau são duas coisas quase que inseparáveis para mim, então com certeza deve ficar divina!

Bjo!

Nossa essa receita de torta de bacalhau deve ficar o máximo… vou ter que fazer este final de semana.. aproveitando que aqui está friozinho…kk
Estou adorando as suas receitas.. agora ando até dando ‘dicas’ para minhas amigas .. coisa que nunca imaginaria fazer… a farofa Stela que vc postou virou prato oficial.. acrescentei uva passa e 2 ovos cozidos no final depois de pronta….. fica perfeita!! Obrigada pelas receitas.. todas ótimas e fáceis de fazer !!!
Parabéns..

Nossa, que coincidência! Ontem mesmo comecei a dessalgar um bacalhau pra fazer no domingo! A idéia era fazer um suflê, mas de repente troco por essa sua torta, hein? Já comi uma similar, mas que é tipo um escondidinho, com o purê de batatas por baixo. Essa sua mistura tudo né? E 1kg de bacalhau dá só pra 2 pessoas mesmo? Preciso fazer pra 5… Vc pesa o bacalhau antes ou depois de hidratar? Desculpa as muitas perguntas. A torta ficou linda. Parabéns! Bjs!

Eu faço esta receita também com mandioquinha (bata barôa para os cariocas), Faço um purê com +/- 1 kg de mandioquinha e coloco umas 2 batatas para dar liga, cubro com o refogado de bacalhau e muito parmesão por cima e é só gratinar….hmmm

Amei esta receita, parece mesmo deliciosa, vou fazer qualquer fim de semana deste, aliaás queria aproveitar a ocasião para agradecer a resposta que recebi com relação as medidas, valeu mesmo
Obrigada,
Vera

Camiiii, testei essa receita ontem, foi sucesso total! Meu marido e meu irmão lamberam os beiços, rsrs, uma travessa enorme acabou no mesmo dia! Fiz pequenas adaptações: um pouquinho de leite de soja e um ovo no purê, e por cima misturei um pote de creme de ricota com um requeijão que já tava aberto na geladeira (mais da metade do copo), e salpiquei queijo parmesão ralado grosso. Servi com arroz integral de brócolis. Lindo! Vai ser sempre repetida! Brigadão!! Beijos!

Hummmmm, vou fazer mesmo!!! eu moro na italia, e aqui nao tem o requeijao….vou tentar fazer com outra coisa…tipo stracchino, e por cima vou tentar colocar uma misturinha q faco pra por em cima e gratinar.(queijo parmesao ralado, pao moido, azeite, pimenta do reino) fica uma crosta bem saborosa e crocante! :)

Bom dia Camis. Adoro seu blog acesso todos os dias ha anos rs.
Estava eu procurando uma receita com bacalhau e essa me encheu os olhos, deu agua na boca e até ardeu o estomago de vontade.
Porem quero saber se como você falou posso dar uma pré assada no sabado a noite e finalizar no domingo? ou monto e asso somente na hora de comer mesmo?
Por favo responde, preciso fazer essa receito para uns amigos que vão almoçar em casa nesse domingo.
Bjus sucesso.

Oi! Conheci seu site hoje e adorei! Já vi várias receitinhas deliciosas aqui que quero fazer.
Queria saber sobre esse temperinho aí que v falou na receita… Quanto de salsa, cebola e alho desidratado vc coloca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *