as melhores almôndegas

vendo jamie oliver (sempre ele) fiquei inspirada a fazer as almôndegas como ele estava fazendo… mas na preguiça não anotei a receita e não consegui achar em lugar nenhum… mas o rafael resolveria esse problema! meio que no “achômetro” foi misturando os ingredientes e conseguiu fazer as melhores almôndegas que já comi!

o que tem de diferente? além de ser extremamente saborosa, essas delícias ficaram super macia, daquelas que desmancham na boca já na primeira mordida…e o que são essas almôndegas mergulhadas nesse molho de tomate? tava tão bom que foi o almoço de 2 dias seguidos! e se deixar, será o almoço do final de semana também…

só para informar, essa receita rende bastante, porque nossa ideia  era congelar para deixar em stand by no congelador para futuras refeições…

o segredo é escolher uma boa carne moída, eu tenho preferido pedir para moer na hora, o que me garante além de escolher o pedaço, ter certeza que a carne tá mais fresquinha e sem muita gordura…

mas bora para a receita: misture 1 kg de carne moída, com 1 ovo, 2 cebolas grandes raladas, 5 dentes de alho picados bem pequenininhos, 1 xíc. e meia de farinha de rosca, 50g de bacon triturado e para temperar, 1/2 colher de chá de pimenta chilli, 2 colheres de chá de sal, bastante pimenta moída na hora e uma pitada de salsa… aí é deixar uns 10 minutinhos para tudo pegar o gosto e começar a fazer as bolinhas… como eu falei, congelamos a maior parte e para isso organizei em um tabuleiro e levei para congelar…

mas o grande segredo dessas almôndegas é o seu modo de fazer! sim queridos… é o seguinte: você vai esquentar bem uma frigideira (de preferência anti aderente) e vai derramar um fio de azeite (não precisa cobrir o fundo da panela não). quando estiver beeemmm quente, você vai jogar suas almôndegas e vai selar as mesmas, dando uma boa grelhada por fora (virando de vez em quando para ficar uniforme). aí amores, vem a inspiração do tio oliver… você vai preparar um molho de tomate bem suculento (se quiser se inspirar dá uma olhada nesse aqui), forrar um refratário até a metade, arrumar suas almôndegas e por cima colocar uma mais do que generosa camada de queijo. aí é levar ao forno em temperatura média e deixar suas almôndegas acabarem de cozinhar e seu queijo grelhar um tantinho…

já informo, o molho borbulha e respinga, por isso é bacana colocar um tabuleiro por baixo do seu refratário e economizar na sujeira, rs…

como acompanhamento  um macarrão fica muito mais que perfeito, mas também super combina com um purê de batata, hein…

eu só sei que o marido arrasou e muito na sua mistura e que esta com certeza irá servir como receita de família para ser reproduzida em muitos almoços de domingo!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

43 comments on “as melhores almôndegas”

Oiê.
Adorei a dica e vou experimentar. É sempre bom ter alguma coisa caseira e rápida pronta no congelador.
Agora vem a duvida.
Você congela antes de selar, certo?! Ou congela já no molho e depois é só colocar no forno?
Congelando individual depois para selar tem que descongelar na totalidade, ou pode ser meio congelado ainda.

Abraço e obrigada pelas suas maravilhosas dicas

Ótima receita adoro almondegas, esta é a unica maneira que eu como carne, coloco bastante alho assim não sinto o gosto da carne.Esta almondega fica especialmente saborosa, e o molho então com queijo gratinado é tudo de bom!!!!

Olá. Minha dica pra você é fazer com soja (pvt), já que não gosta de carne. Sou vegetariana, mas adoro as idéias que vejo aqui, então faço algumas adaptações. Tentarei fazer esse fim de semana mesmo!

Nossa, Cami !!

Parecem deliciosas ! Vou experimentar ! Também estou com a mesma dúvida que a Renata. Você congela as almôndegas seladas ou não ?

Beijos

Curto muito suas receitas, a facilidade que se apresentam e tudo o mais. Sempre procuro fazê-las da maneira sugerida. Adorei as almôndegas ao molho de tomates…mas fiz uma alteração por conta da sujeira que, realmente, deixa no forno.rsrsrsrsrss….quando as fiz pela segunda vez, ao invés de colocá-las no refratário e fornop, coloquei numa panela grande, cobri com o molho, cozinhei por quinze minutinhos e, após isso, coloquei o queijo ralado e pus no forno para gratinar…..muito delicia, mesmo! abraços.

Estou preparando as bolinhas para fazer no fim de semana. Minha versão é com carne moída de frango. Cami, será que dá pra acrescentar farinha de aveia junto a farinha de rosca? Penso que ficará mais nutritiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *