as melhores almôndegas

vendo jamie oliver (sempre ele) fiquei inspirada a fazer as almôndegas como ele estava fazendo… mas na preguiça não anotei a receita e não consegui achar em lugar nenhum… mas o rafael resolveria esse problema! meio que no “achômetro” foi misturando os ingredientes e conseguiu fazer as melhores almôndegas que já comi!

o que tem de diferente? além de ser extremamente saborosa, essas delícias ficaram super macia, daquelas que desmancham na boca já na primeira mordida…e o que são essas almôndegas mergulhadas nesse molho de tomate? tava tão bom que foi o almoço de 2 dias seguidos! e se deixar, será o almoço do final de semana também…

só para informar, essa receita rende bastante, porque nossa ideia  era congelar para deixar em stand by no congelador para futuras refeições…

o segredo é escolher uma boa carne moída, eu tenho preferido pedir para moer na hora, o que me garante além de escolher o pedaço, ter certeza que a carne tá mais fresquinha e sem muita gordura…

mas bora para a receita: misture 1 kg de carne moída, com 1 ovo, 2 cebolas grandes raladas, 5 dentes de alho picados bem pequenininhos, 1 xíc. e meia de farinha de rosca, 50g de bacon triturado e para temperar, 1/2 colher de chá de pimenta chilli, 2 colheres de chá de sal, bastante pimenta moída na hora e uma pitada de salsa… aí é deixar uns 10 minutinhos para tudo pegar o gosto e começar a fazer as bolinhas… como eu falei, congelamos a maior parte e para isso organizei em um tabuleiro e levei para congelar…

mas o grande segredo dessas almôndegas é o seu modo de fazer! sim queridos… é o seguinte: você vai esquentar bem uma frigideira (de preferência anti aderente) e vai derramar um fio de azeite (não precisa cobrir o fundo da panela não). quando estiver beeemmm quente, você vai jogar suas almôndegas e vai selar as mesmas, dando uma boa grelhada por fora (virando de vez em quando para ficar uniforme). aí amores, vem a inspiração do tio oliver… você vai preparar um molho de tomate bem suculento (se quiser se inspirar dá uma olhada nesse aqui), forrar um refratário até a metade, arrumar suas almôndegas e por cima colocar uma mais do que generosa camada de queijo. aí é levar ao forno em temperatura média e deixar suas almôndegas acabarem de cozinhar e seu queijo grelhar um tantinho…

já informo, o molho borbulha e respinga, por isso é bacana colocar um tabuleiro por baixo do seu refratário e economizar na sujeira, rs…

como acompanhamento  um macarrão fica muito mais que perfeito, mas também super combina com um purê de batata, hein…

eu só sei que o marido arrasou e muito na sua mistura e que esta com certeza irá servir como receita de família para ser reproduzida em muitos almoços de domingo!


Olha isso aqui...