ensopadinho de carne com legumes

tem dias que dá uma vontade de comer comida de mãe… aquela que você já reconhece pelo cheiro e chega a fechar os olhinhos para aproveitar logo na primeira garfada… eu, sentimental toda como sou, tenho essas vontades quase sempre, e volta e meia um desses pratos aparecem por aqui e hoje é o dia do ensopadinho.

claro que vocês podem conhecer por outros nomes, mas minha mãe sempre chamou carinhosamente como ensopadinho. e durante muito tempo, eu mal sabia o que tinha ali dentro, só amassava os legumes e comia como se fosse o prato mais gostoso do mundo.

depois que eu virei gente grande e comecei a incluir mais legumes na minha dieta, cada versão do ensopadinho tende a ser diferente, tudo depende dos legumes que habitam minha geladeira. mas esse aí, eu fiz com o gostinho de infância, simples, mas incrivelmente bom…

para começar, o rafa (tratar carne é com ele mesmo) cortou 500g de carne  (usamos chã de fora/coxão duro) em cubos bem grandes. enquanto isso, fomos refogando na panela de pressão 4 dentes de alho amassados e quando eles estavam bem douradinhos, misturei 1 cebola grande cortada em cubos e 1/2 pimentão verde cortado em cubinhos bem pequenos. quando tudo já estava bem molinho foi só misturar a carne e 2 cenouras médias cortada em cubinhos, cobri com água, temperei com um tanto de sal, pimenta moída na hora e uma pitada de pimenta calabresa. aí foi deixar cozinhando por 20 minutos depois que a panela de pressão começou a apitar. depois desse tempo abri e adicionei 3 batatas médias e 1 chuchu médio cortados em cubos maiores. acertei o sal, coloquei um pouquinho mais de água e fechei a panela mais uma vez e deixei cozinhar por mais 20 min.

e lá estava meu ensopadinho prontinho, fumegante, cheiroso… como eu gosto do molho bem grossinho, ainda dou uma misturada desfazendo um pouquinhos os legumes. se você gostar dos legumes um pouco mais firmes, você cozinhar a 2ª etapa com a panela aberta, sem a pressão. e se não gosta de um apimentadinho, tirar a pimenta calabresa… mas para mim, ficou perfeito, e meus olhinhos fecharam na primeira garfada…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

16 comments on “ensopadinho de carne com legumes”

CAMILA, EU CURTO MUITO O SEU BLOG, ALIÁS, É O MELHOR BLOG QUE ENCONTREI PELA NET… AS SUAS RECEITAS MUITAS VEZES TEM SABOR DE INFÂNCIA E EU ME EMPOLGO E ME INSPIRO NA TUA MANEIRA SIMPLES E CRIATIVA DE EXPLICAR AS COISAS….VC É 10, NÃO….VC É 1000!!!
COM CARINHO
MARIA LUZIA

Amo suas receitas!!!!! Esse ensopadinho é exatamente o prato preferido do meu marido. Vejo todos os dias suas receitinhas e já divulguei pras minhas sobrinhas, recém casadas. Morro de inveja “branca” vcs serem um casal pilotando o fogão. Como sou de uma geração mais “antiga”,só eu cozinho na minha casa. De qq maneira “odeio” qdo meu marido entra na cozinha.. Me dá o dobro do trabalho…. Até pra fritar um ovo….rsrsrsrs
Parabéns a vcs!!!! Continuem nesta “empreitada”… Amo tudo que vcs fazem…
Bjssssssssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *