risoto de bacalhau

o arroz arbóreo tava com um preço camarada, o bacalhau está sendo vendido em todos os supermercados por preços bacanas e eu queria uma receita bacana para inaugurar minha panela nova. uma coisa casou com a outra e aí está o meu 1º risoto de verdade! e desse jeito surgiu uma receita que estou pensando seriamente em reproduzir para o meu natal!

diz que caçarola linda??? esta foi presente do pessoal da Tramontina Design Collection e faz parte da linha aroma e super combinou com a minha receita super “phyna”, rs…

antes de começar a dar a receita, um comentário sobre o risoto. sinceramente? eu não acho que risoto seja um prato que um iniciante na cozinha deva se aventurar, a coisa do ponto dele é algo que, principalmente, só fica mais fácil se você já comeu risoto e tem uma certa familiaridade com as panelas… mas se você, iniciante das panelas, está disposto a tentar, vambora!!!!

comecei cozinhando 450g de bacalhau(já dessalgado) em 2 xíc. e meia de água. bacalhau cozido reserve a água e desfia o mesmo. aí é hora de começar a fazer o risoto propriamente dito. doure 2 cebolas pequenas picadas em cubos em 2 colheres de sopa de manteiga. quando a cebola estiver transparente, você vai adicionar 2 xíc. de arroz arbóreo. em fogo baixo deixa fritar um pouquinho.acione então 2 xíc. de vinho branco, em fogo baixo e misturando sempre, deixe o vinho quase secar… aí é hora de colocar a água que você reservou do bacalhau. mexendo sempre para não grudar no fundo, você vai cozinhando até o arroz estar macio, adicionando mais água, se for necessário. o ponto do risoto é ficar bem cremoso sem ficar aguado.

por cima, umas alcaparras e na hora de servir um fio generoso de azeite e um tanto de pimenta moída na hora, fizeram o glamour.


Olha isso aqui...