gratinado de queijo com alho poró

sabe aquela receitinha super prática que te surpreende? pois é, essa é uma delas… esse gratinado tem um Q de suflê e acalma a fome naquele dia que você está sofrendo de preguicite aguda…

além de lembrar um suflê ela fica bem levinha e deixa aquele gostinho de quero mais. fica perfeita como acompanhamento ou como prato principal e ainda leva um ingrediente que tenho adaptado em algumas das minhas receitas: a farinha de rosca…

comece batendo bem 3 ovos até eles estarem bem misturados, adicione então 3 colheres de sopa bem cheias de farinha de rosca, 250g de creme de ricota ou requeijão, 1 talo de alho poró cortado em rodelas, 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e um tanto de sal e pimenta do reino à gosto. despeje esse creme em forminhas levemente untadas com azeite. por cima, ainda coloquei 100g de brócolis já cozido no vapor, para dar um verdinho no prato, sabecomoé? e para finalizar uma pitada de farinha de rosca e queijo ralado por cima… ae foi deixar no forno em temperatura média por mais ou menos 30 min (pq fiz em porções menores) ou até que fique bem moreninho por cima….

se você untar bem a forma e usar umas menorzinhas acho que rola até desenformar e servir como tortinhas… mas para mim o que importou mesmo é que com poucos ingredientes comi uma comidinha honesta num dia que a preguiça quase me fez cair na tentação de pedir um delivery, rs…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

38 comments on “gratinado de queijo com alho poró”

Boa noite! Passeando pela net encontrei o seu blog. Amei esta receita, a combinação é excelente. Só estou com uma dúvida e gostaria que vc me respondesse. O alho poró é colocado cru? Ou refoga um pouquinho. Muito obrigada, Marlene RJ

O que eu mais gosto desse blog é a proposta de comida caseira. Sabor de casa, mesmo!
Acessível, justa e honesta!
Tudo de bom!
Valeu, Camilla!

Eu fiz num refratario maior…..
Ficou MARAVILHOOOOSO….
Muuuito bom…. Ao invés de colocar brócolis eu coloquei um pouco de salsinha picada.

Parabéns !

Estou viciada no seu blog. Faz 2 horas q não saio dele!!! Tudo divino! Parabéns pela dedicação. Sou tão viciada em cozinha quanto você. A propósito, fazer massa caseira me trouxe muita alegria. Grande beijo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *