delícia de abacaxi com brigadeiro branco

minha infância foi marcada por sabores diferentes da do rafa. ele não era de comer tanta besteira quanto eu (ui mãe, rs), comia muito mais frutas, verduras e os doces preferidos dele eram gelatina ou delícia de abacaxi. tão certinho esse meu marido né?

e vocês acreditam que eu nunca tinha feito esse doce para ele? ok, podem me chamar de má, mas também confesso que nem lembro se já tinha comido esse doce direito… é isso mesmo, tudo porque até bem pouco tempo eu não comia o tal de abacaxi… mas passou, passou, eu agora gosto muito tá? não briguem comigo, rs…

e então chegou o dia e fui fazer a delícia de abacaxi dele, só que para variar eu inovei né? e nessa nova versão o doce ganhou a cobertura de brigadeiro de chocolate branco, e não preciso nem dizer o quanto meu marido gostou…

comecei cortando 2 abacaxis em cubos e levei para uma panela junto com 4 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de sopa rasa de maizena. misturei bem e em fogo baixo e mexendo de vez em quando deixei o açúcar derreter, virar calda e o abacaxi ficar bem macio (a maizena vai ajudar a calda ficar mais grossinha).

em outra panela fiz um brigadeiro de chocolate branco adicionando um pouco mais de chocolate. na receita pede 90g, mas eu adicionei 130g de chocolate branco. quando o brigadeiro ficou pronto, bem grossinho, fui adicionando creme de leite, sem deixar o brigadeiro ficar muito líquido. no meu caso consegui colocar 200ml de creme de leite e o brigadeiro ainda ficar grossinho, mas pode ser que você não precise de tudo isso.

aí é aquele esquema, uma camada de abacaxi e uma de brigadeiro por cima e geladeira para ficar beeemmmm gelado…

e então que coloquei em vários potinhos menores e um bem maior, advinha qual o rafa escolheu?

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

40 comments on “delícia de abacaxi com brigadeiro branco”

Que receita deliciosa :)
Aprendi com a minha cunhada uma diferente,o abacaxi vai picadinho por baixo e em cima vai um creme contendo 1 cr. de leite, 1 leite condensado, 1 suco tang de abacaxi e um potinho de iogurt natural batido no liquidificador… fica delicioso.

Delícia!!! Aqui vai uma receita de Delícia de Abacaxi tradicional na família da minha sogra (Mainha). Aprendi com ela e faço sempre. Faz o maior sucesso quando preparo para os amigos que ainda não conhecem. É sucesso em todo feriado e nas festas de fim de ano.

DELÍCIA DE ABACAXI DA MAINHA

Ingredientes e Preparo

1 abacaxi
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 coher de manteiga
1 lata de leite condensado
1 lata de leite, meça na lata do leite condensado
3 ovos
1 caixa ou uma lata de creme de leite

Descasque e pique o abacaxi e cozinhe com a manteiga e o chocolate. Cozinhe em fogo baixo para não queimar e mexa de vez em quando colocando um pouco de água se secar. Assim que o abacaxi estiver macio e com pouco líquido, retire do fogo e deixe esfriar.
Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Despeje num refratário e deixe esfriar. Depois de frio, espalhe o abacaxi já frio por cima.
Bata as claras em ponto de neve firme e coloque uma colher de açúcar. Misture o creme de leite e despeje no refratário por cima do abacaxi e do creme. Deixe gelar por pelo menos seis horas antes de servir. Se preferir, deixe no cogelador para ficar com consistência parecida com sorvete.

Dicas
Para usar o creme de leite de lata, deixe gelar para desprezar o soro.
Pode ser usado achocolatado em vez de chocolate. Fica mais doce.

Sempre aprendo alguma coisa nova aqui no Panela. Gosto muito. Parabéns!!!
Um grande abraço
Ariadni

Ariadni, gostei da sua receita muito diferente..a da Camila já era diferente, mas a sua conseguiu ser mais ainda…obrigada por compartilhar. Bjs

Huuuuuuum…que delícia de delícia de abacaxi. Eu conhecia e já preparava de outra maneira. Mas esta parece ser muito boa…
…pena que não posso mais comer (diabética).

Parabéns pela criatividade para modificar as receitinhas!

Sds,

Ótimo final de semana a todos!

ótima receita Cami, depois que descobri seu site tenho visto todas suas receitas..e olha são todas muito boas..e tenho falado pra todo as as minhas amigas e principalmente pras minhas filhas. Parabéns!!

Que alegria conhecer esse blog. É uma receita mais deliciosa que a outra. Hoje fiz essa sobremesa para almoço. Ficou deliciosa. Cada receita é uma inspiração para mim. Parabéns pelo blog.

Sabe que uma vez fui fazer bem casados e usei de recheio 1 lata de leite condensado + 1 caixinha de creme de leite levando ao fogo mexendo sempre. Foi um dos melhores doces que já comi! Doce na medida certa e me lembrei quando vc disse em brigadeiro branco pois na época uma boleira me disse que era brigadeiro branco mas eu disse como poderia ser brigadeiro se não tinha chocolate??? Acho que essa seria uma opção para esta sobremesa né? é muito gostosa mesmo!

Fiz esta receita e realmente é uma DELÍCIA!!!! Todos amaram!!!!
Ah, gosto muito da forma simplificada como explica suas receitas, Parabéns!!!
Bjos.

Bom dia. Eu viu fazer esse doce para a festa do meu filho, só que viu colocar em copinhos. Tenho uma dúvida, esse chocolate branco e aquela barra grande para derreter ou aquele q já vem pronto para consumir? Eu comprei a barra da galak de 170gg, esse serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *