bolinho de legumes assado

eu sou a rainha dos bolinhos… sim, eu gosto muito, não só de comer como de fazer. acho uma terapia ficar enrolando os bolinhos e empanando. gosto mais ainda quando ele pode ser feito no forno e fica delicioso, como foi o caso desse!

e ele ficou bem crocante, claro que não do mesmo jeito que ficaria se fosse frito, mas vamos combinar que quando a gente assa ele fica bem mais saudável não é mesmo? sabe outra coisa bem bacana? ele é super versátil! você pode usar o legumes que você mais gostar ou até mesmo um mix deles, ó que delícia?

sem mais blá, blá, blá a receita: comece cozinhando os seus legumes, no meu caso usei 2 batatas médias e 1 chuchu que cozinhei até ficarem bem macios a ponto de virar um purê. então, em uma panela, você vai refogar 1 cebola média cortada em cubos pequenos junto com 2 colheres de sopa de manteiga. quando as cebolas começarem a ficar transparentes, você vai tirar a panela do fogo e misturar 3 colheres de sopa de farinha, 2 gemas e 1 xíc. de leite. vai misturar bem para a farinha não empelotar e vai voltar a panela para o fogo bem baixinho para esse creme engrossar bem.  creme bem grossinho, misture o purê de legumes, deixe esfriar um pouco e então misture

100g de queijo parmesão ralado e aos poucos vá adicionando farinha de rosca até chegar ao ponto que a massa fique homogênea e desgrudando da mão. faça os bolinhos, empane em farinha de rosca e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 min. virando os bolinhos na metade do tempo para ele ficar douradinho dos dois lados…

para acompanhar servimos com um tantinho de barbecue e mostarda. e eu já fiquei pensando em qual será o próximo legumes que vou usar… abóbora hein? deve ficar bom…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

26 comments on “bolinho de legumes assado”

Oi,Luma está aqui ó:

vai misturar bem para a farinha não empelotar e vai voltar a panela para o fogo bem baixinho para esse creme engrossar bem. creme bem grossinho, misture o purê de legumes..

entendeu? depois que leva ao fogo e engrossa…
bj, Tati

Olá Cami!! Descobri seu blog por acaso e tô viciada..rs Sou sua Fã…
As receitas são maravilhosas.. vou casar em breve e estou treinando para não fazer feio..rs
Bjus !Sucesso!

Cami, quanto de farinha de rosca vai? Minha farinha acabou antes desse ponto chegar… vai muito mais de meio quilo nessa receita?
Eu acabei fritando os bolinhos rs, ficaram ótimos!
Beijos

Fiz hoje, e meeeu deus. Fica uma delícia, melhor que muito bolinho frito por ai.
Na hora de empanar passei nas claras que sobraram e depois na farinha de rosca. Ficam super crocantes por fora e maciiiios por dentro, farei sempre!

oi,
nao tenho chuchu por aqui e usei brocolis.. ficou uma delicia…
meio mole para enrolar , mas deu certo…
enrolei com a mao molhada e nao gruda….
vou tentar variar os legumes….
ah e moledei com cortador de bsicoitos.. ficou bem legal…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *