nhoque de mandioquinha

eu tenho que admitir, eu adoro essa tal de mandioquinha! percebam que meu vício está intenso e volta e meia ela está aparecendo por aqui. e então juntei o nhoque (tipo de massa que eu adoro) com o esse legume.. o resultado? bem o resultado é esse aí, rs…

eu sei, nhoque não é uma comida que não dê trabalho para fazer. realmente, não rola para fazer no almoço rapidinho. mas poxa, vale super a pena tirar um dia do find para mexer com a massa e se aventurar nessa delícia. e esse particularmente ficou bem levinho e sabe por que? há um tempinho atrás postei uma outra receita de nhoque e vários de vocês me deram a preciosa dica de assar o legumes e assim diminuir a quantidade de água do mesmo, o que faria a massa precisar de menos farinha. e vou dizer, foi tiro e queda! perfeito!

então foi assim. assei 1/2kg  de mandioquinha, envolvendo cada uma delas com papel alumínio e levando ao forno em temperatura média até que você espete um garfo e esteja bem macio. eu não tiro a casca não, mas caso você prefira fique a vontade. mandioquinha bem macia, amasse bem e deixe esfriar um pouquinho. adicione então 1 ovo, 1/2 colher de sopa de manteiga,  1/2 xíc. de farinha de trigo e 1 colher de chá de sal.  misture bem. para saber se a massa realmente está grudando na mão, limpe sua mão completamente, você vai ver que essa dica boba ajuda. se a massa ainda estiver muito mole, adicione mais farinha, mas se ela estiver firme mas ainda grudando um pouco na mão, só adicione mais farinha na hora de trabalhar na mesa, quando você vai fazer tirinhas de massa e cortar no formato.  aí é mergulhar essa massa em água fervendo e com um pouquinho de sal e quando os danadinhos boiarem é hora de retirar!

para acompanhar um molho de costelinha picante e a felicidade estava feita!!!

ps: vou aproveitar esse post e agradecer muitíssimo a todas as dicas que vocês deixam para mim! desde que comecei esse blog aprendi tantas coisas, mas tantas coisas, que mal vocês sabem!

 


Olha isso aqui...