pão folha integral com gergelim

desde que fizemos o pão rústico, que eu fico pensando na versão com farinha integral. e então em uma dessas manhãs preguiçosas eu decidi que tinha chegado o dia.

eu já imaginava que a textura iria ficar diferente. em todas as receitas em que substituí a farinha de trigo branca pela integral eu conseguia massas mais crocantes, então por isso decidi fazer este pão em um formato um pouco diferente do original.

e essa receita é naquele esquema, fácil, fácil de fazer, já que basta dar o ponto na massa e tá pronto, nada de precisar crescer! seu café da manhã vai ficar bem mais saudável agora!

então é o seguinte: misture 1xíc. e meia de farinha de trigo integral com 1/2 xíc. da água morna. adicione 1 colher de sopa de gergelim e uma pitada de sal. a sua massa deve ficar bem homogênea e sem grudar na mão, para isso pode ser que você precise de um pouco mais de água ou farinha, ok? agora é abrir a massa bem fininha e cortar em retângulos. a massa tem que ficar bem fininha, porque como disse aí em cima, a massa fica mais durinha… agora é levar é “assar” a massa na frigideira, isso mesmo, rs… em uma frigideira anti aderente, e com o fogo médio, virando ela de vez em quando até que fique com manchinhas “queimadinhas”.

agora é montar seu sanduba super saudável e se deliciar com esse pãozinho super simples!

ps: eu não indicaria armazenar o pão já pronto, pois ele fica beemmm durinho…


Olha isso aqui...


  • Que mão linda vc tem….

    =)

    • cami

      ôôô brigada!!!

  • Gostei, gosto de ideias práticas e é fácil fazer e saudável, grande abraço.

    • cami

      eu gostei tanto desse pãozinho, fez meu café da manhã melhor…

  • Emanuele

    Cami,
    Posso usar esse pão para acompanhar antepastos, patês por exemplo? Nesse caso você recomendaria guardá-lo em um recipiente fechado para usá-lo posteriormente?
    Bjs,
    Emanuele Tourinho

    • cami

      manu,
      como eu falei, não acho q seja bacana guardar não, pq ele pode ficar mais durinho (a não ser que este seja o seu objetivo)… acho q fica ótimo com esses acompanhamentos…

  • hum que pão lindo, vou levar a receita comigo, tambem não deixei de ver sua unha, perfeita..
    boa semana!

    • cami

      ô amore, brigada :-)

  • Carol

    Cami, tô com a receita do pão rústico (a original) na mão desde q vc deu… e ainda não criei vergonha na cara de fazer!! rsrsrs… essa versão integral me chamou mto mais atenção!
    Mas devido seu toque de não armazenar o pão pronto, preciso saber qual o rendimento, pois dependendo, tenho q dar uma diminuída na qtidade dos ingredientes…
    Bjks e obrigada desde já!!
    Ótima semana a todos!!!!!

    • cami

      carol,
      deram umas 8 folhas desse tamanho aí, pode adaptar a quantidade que fica perfeito… na verdade não tem muito o que errar nesse pãozinho né?

  • Cami,
    Adorei a receita, é muito interessante, sendo integral ainda melhor, vou testá-la.
    Boa semana.
    Vânia

    • cami

      vai gostar vc vai ver!

  • Amélia

    Oi Cami, vi uma receita hoje bem fácil, lembrei de vc, vc gosta de coisa boa e simples de fazer né?

    Taça de abacaxi com côco

    -1 lata de abacaxi em calda
    -1 lata de beijinho
    -meia xícara de leite
    -Meio pacote de biscoito maisena quebradinho

    Pique o abacaxi.
    Misture a lata de beijinho com o leite até virar um creme.
    Umedeça levemente os biscoitos quebrados com um pouco da calda do abacaxi.

    Agora monte assim nas taças:

    Uma camada de abacaxi, uma camada de biscoitos, e por último o creme de côco, decore com uma folhinha de hortelã.

    Eu ameiiiiiiiiii

    faz e posta aqui, todos vão gostar de ctz!

    beijoooooooo

    • cami

      humm, deve ficar bom mesmo… deixa eu sair da dieta :-P

  • Amélia

    Ah, é bom pôr pra gelar uns 30 min na geladeira…

  • Julia

    Cami,
    eu deixo ele “assar” na frigideira com manteiga ou azeite?

    • cami

      na frigideira antiaderente sem nadica…

  • Cami, muito bom teu trabalho sou formado em gastronomia e poeta aqui em Salvador na Bahia.
    Ano passado estivem BH,por sinal uma cidade linda, visitei um mercado municipal belíssimo, onde se encontra de Faisão à ervas raríssimas. Lá adquiri umas panelas e umas peças redondas e lisas esculpidas em pedra sabão, vendidas com um anel de bronze que as emolduram, além de lindas e decorativas servem ao preparo de carnes diversas grelhadas e são ótimas para assarem este teu pão, também chapati e panquecas. Quem for a bh recomendo que as adquira. Às panelas para guisados e caldeiradas são inigualáveis. Deixo claro que eu não as vendo, rsrsrrsrs, recomendo por serem maravilhosas e fica o convite para que visites meu blog de poesias inclusive culinárias, beijos poéticos !!!
    Andriz Petson

    • cami

      quando for a BH com certeza vou dar uma procurada…

  • luciane

    o valor calorico?dependeria da farinha q eu usar?estou numa RA amei a receita bjinhuus

    • cami

      putz amore… não sei…

  • luciane

    tentar variar e fazer essa receita com farinha de banana verde…..será q ficaria legal? alguem ja utilizou a farinha de banana verde em receitas como essa?

    • cami

      eu nem sabia q existia essa farinha :-/

  • Obrigada pela receita adorei! um abraço!