briochinhos de alho

coisa que me dava invejinha era o rafa fazer os pães fofinhos e deliciosos e eu achando que nunca conseguiria. mas eu CONSEGUI! fui pra cozinha, me arrisquei e consegui fazer esses briochinhos lindos e deliciosos!

 

e se eu consegui todos conseguem, vai por mim!! e olha que eu fui pessimista até o momento em que experimentei o primeiro pedaço. eu achei que não ia crescer e cresceu, eu achei q não ia assar direito e assou lindamente, eu achei q ia ficar com muito gosto de fermento e não aconteceu nada disso!!! então se joguem nos pãezinhos!

bora colocar a mão na massa??

comece misturando 20g de fermento para pão (usei aquele em pó) com 1/2 xíc. de leite morno e 2 colheres de sopa de açúcar. deixe descansar por 15 minutos ou até que dobre de volume. em uma tigela grande, misture, 3 xíc. de farinha de trigo, 1 colher de sopa de sal, 2 gemas de ovo e 4 colheres de manteiga (que você deve derreter) com 1 cabeça de alho amassado (eu levei a manteiga para derreter junto com o alho para que ele não ficasse tão crú). misture a isso a mistura do fermento e sove a massa por pelo menos 10 min. se necessário adicione mais farinha até que a massa fique homogênea.

deixe a massa em formato de uma bola, faça um corte no meio, e deixe a mesma crescer por aproximadamente 1h ou até que dobre de tamanho. divida a massa em bolinhas menores e vá organizando em um refratário untado com manteiga, deixando um espaço pequeno entre eles. deixe crescer mais uma vez até dobrar de volume. agora é passar um pouquinho da clara que sobrou dos ovos que você usou, salpicar gergelim, queijo parmesão, semente de mostarda, ou o que você achar mais gostoso e levar ao forno em temperatura média por uns 30 minutos ou até que fique bem douradinho por cima.

nem preciso dizer que me fiz com esses pãezinhos quentinhos só com manteiga né? mas aviso aos navegantes, o gosto de alho fica bem marcante, por isso, se você preferir pode colocar uma quantidade menor ou não colocar esse ingrediente.

essa receita rendeu 9 pãezinhos de tamanho médio, por isso, se você vai precisar de uma quantidade maior, é bom dobrar a receita.

e sim, eu estou muito orgulhosa do meu primeiro pão <3


Olha isso aqui...