Quiche de mandioquinha com iogurte

Receita leve e deliciosa

Sem dúvida esse quiche de mandioquinha com iogurte é uma versão deliciosa para você testar. O sabor da raiz com o toque de queijo é uma opção incrível para dar uma variada no cardápio.Quiche de mandioquinha com iogurte - naminhapanela.com

Madioquinha, batata baroa ou batata salsa

Seja lá por qual o nome você conhece essa raiz, é provável que você também ama essa delícia. Com toda a certeza é a versão com sabor mais intenso, quando comparada a batata inglesa ou a batata doce.

Porém, é importante você saber que essa raiz é extremamente delicada, e deve ser guardada na geladeira. Mas mesmo assim, ainda tem a durabilidade muito menor do que outras raizes.

Uma versão mais leve de quiche

Nesta receita, substituímos o creme de leite pelo iogurte natural. Porém é importante você entender que essa troca pode deixar a sua massa menos firme, já que haverá menos gordura para dar a liga na mistura.

Além disso, é importante estar atento ao iogurte escolhido. Certamente ele não deverá conter nem açúcar e nenhum sabor para não influenciar no resultado da sua receita.

Outra modificação feita nessa receita foi a escolha de um biscoito integral para preparar a base do quiche. Porém, caso deseje, você pode preparar sua torta sem a casquinha, sem problemas.

Dicas para fazer seu quiche sem erros

  • Ralar a mandioquinha trará uma textura mais leve ao seu quiche, porém, caso não queira ter esse trabalho, você pode fazer um purê;
  • Quer incrementar com mais sabor? Experimente incluir rúcula a sua mistura, traz um toque de sabor delicioso;
  • Nesta receita finalizamos com queijo branco, porém você pode usar o queijo que preferir;
  • Além disso, cebolinha e salsa fresca picadas são super bem vindas;
  • Caso não tenha uma forma de fundo falso não desista de fazer seu quiche. O único porém será um pouco mais de dificuldade na hora de desenformar. Na verdade, se você não tem costume de usar esse tipo de forma, eu te indico a testar essa receita em um refratário normal mesmo;
  • Antes de desenformar e cortar, espere ele esfriar por alguns minutos, dessa maneira sua massa ficará mais firme.

Receita de quiche de mandioquinha com iogurte natural

quiche de mandioquinha com iogurte
Yield: 6 porções

quiche de mandioquinha com iogurte

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 1 hour

Ingredients

  • 500 g de mandioquinha;
  • 1/2 colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 talo grande de alho poró (que você pode substituir por cebola também);
  • 3 ovos;
  • 250ml de iogurte natural;
  • 100 g de queijo branco;
  • sal e pimenta do reino a gosto;
  • 100 g de biscoito integral salgado;
  • 1 colher de sopa de manteiga.

Instructions

  1. Comece processando o biscoito até virar uma farofa, misture com a manteiga e forre uma forma de fundo removível de 15 cm. Leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 15 min e então, reserve;
  2. Enquanto isso rale a mandioquinha e cozinhe a mesma com um pouco de água e sal até que estejam bem macias. Em seguida, deixe escorrer bem;
  3. Logo após, refogue o alho poró com a manteiga e o azeite até que o mesmo esteja bem macio. Junte então a mandioquinha, deixe refogar por mais alguns minutos e reserve;
  4. Nesse meio tempo, bata os ovos até que dobrem de tamanho;
  5. Por fim, misture os ovos, com o refogado e o iogurte. Acerte o sal e a pimenta;
  6. Transfira então a sua massa para a forma coberta com o biscoito, adicione seu queijo cortados em cubos e leve ao forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que sua massa esteja bem firme e dourada.

Mais receitas de quiches e tortas salgadas

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Quiche de mandioquinha com iogurte - naminhapanela.com


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

40 comments on “Quiche de mandioquinha com iogurte”

Camila, que cara linda!! A receita que minha mãe faz leva iogurte E creme de leite então amei encontrar uma que leve apenas o primeiro. E com mandioquinha então… entrou pra lista das urgências! rsrs
;*

Menina, que tentação de quiche, heim? Imagino a maravilha que é isso….Onde voce consegue achar mandioquinha em Recife? Ja procurei taaaaaaaanto e nunca acho!

no camelo da esquina da minha academia vende uma mandioquinha delícia e no mesmo preço das outras batatas =)))))))))))))))))))))))

que tipo de queijo branco vc usou? minas mesmo?

vou fazer hj!

Bjos

Cami, conheci seu blog por indicação do “A casa que minha avó queria” e estou encantada… Que vontade de ficar na cozinha experimentando todas essas delícias fáceis de fazer que você conta por aqui!
Agora mesmo vou ao hortifruti para comprar mandioquinha e alho poró e fazer esse quiche delicioso no jantar!
Conte uma coisa: como é que você congela a mandioquinha? Eu vi nos comentários que você compra aquele tipo que já vem embalado, mas tem alguma dica para congelamento da mandioquinha “in natura” e fazer ela durar?
Muito sucesso para você!
Beijo grande!
Carol

Carol,
a ana é minha colunista querida do <3
por aqui eu só acho ele embalado e já coloco direto no congelador, mas acho q uma opção é cozinhar e depois congelar :-)

Cami, sou de Recife. Fui ao Pão de Açúcar agorinha e nada de mandioquinha…
Eu posso substituir a mandioquinha por outra coisa? Posso fazer essa receita com batata?

Camila, conheci este site hoje, fiz a quiche para o almoço e ficou realmente muito gostosa.Mas como eu só tinha assadeiras de 25 cm de diâmetro, ela ficou um pouco baixa. Comprarei a de 15 cm para refazer a receita! Obrigada. Alessandra (São Paulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *