quem consegue resistir a um pão francês quentinho e crocante? eu mesmo morro quando me deparo com um e admito que como puro, sem nadica, muito menos pena, rs…e você sabia que esse pãozinho de francês não tem quase nada?
pois é! conta a história (ou o wykipedia) que este pão surgiu na época da primeira guerra mundial quando os ricos e fofos que voltavam da europa, descreviam um pãozinho que comiam na frança e pediam a seus cozinheiros que testassem receitas até encontrar o pão perfeito. e assim, o pão de casca e miolo escuros foi substituído pelo nosso pão francês de todo dia! e o mais legal é descobrir os nomes super diferentes que eles ganham em cada região desse país a fora…
quando os nossos estavam no forno, eu juro que cheguei a pensar que não daria certo, mas não só deu como ficou delicioso e com aquele cheirinho do pão que a gente compra na padaria…
comece fazendo uma esponja, ou seja, vamos acordar o fermento! o rafa fez assim: ele misturou bem 1 xíc. e meia de água morna com 1 xíc. de farinha e 2 colheres de chá de fermento biológico. deixou então descansando por uns 10 min, até ela crescer bem… adicionou esta mistura à mais 2 xíc. e meia de farinha e 1 colher de chá rasa de sal. aí amigos é força no muque. quando formar uma massa homogênea é hora de se exercitar e sovar bem a massa por aproximadamente 5 min. quando a massa estiver levemente mais clara, forme uma bola grande com um corte no meio (para deixar a massa respirar), coloque um um recipiente levemente untado com azeite e deixe crescer por 1h e meia (importante: o ideal é sempre deixar sua massa crescer longe de correntes de vento, dentro do forno é um ótimo local). depois desse tempo, dê uma leve amassada na massa e deixe a mesma crescer por mais 30 min. depois desse tempo, separe sua massa em porções (por aqui renderam 6 bolinhas) e faça o formato que você desejar*. organize seus pães no tabuleiro que irá assar, que deve estar untado com um pouco de azeite e farinha, deixando um bom espaço entre eles. deixe descansar então por mais 45 min. pãezinhos crescidos? chega, finalmente a hora de assar! pré aqueça o forno e deixe o mesmo em temperatura média para baixa. coloque então seus pãezinhos no forno borrifando bastante água em todas as laterais do seu forno. agora é deixar por uns 30 a 40 min e devorar…
* algumas informações importantes: como o pão francês da padaria, este também ficará com a casquinha bem crocante e o miolo macio, mas a casquinha deste ficará mais grossa… segundo nossa personal chef Miau Caldas, um tipo de forno chamado forno combinado (algo tipo isso) é o ideal para esse tipo de pão… e como não tenho um desses por aqui, ficamos felizes com o resultado. outro detalhe, é que esse formato bolinha fica ótimo, mas chegamos a conclusão que a próxima receita será reproduzida com o formato padrão, enroladinho, assim ele fica um pouco menos massudo no meio…
manteiguinha derretendo nesse pão quentinho e nada mais! isso é bom demais!
águafarinhafermentopadariapãopão francêssal
Luana
outubro 14, 2011Oii
Adorei conhecer esse blog. Parece até que sinto o cheiro das receitas que estão aqui. Vale sempre uma visitinha!
Fiz um post para o dia das crianças, com minha filhota. Dá uma olhadinha no estilo da pequena!
Bjim
http://www.luanacrescente.blogspot.com
cami
outubro 19, 2011então se vc sentiu o cheiro desse pãozinho ficou com vontade de fazer né não?
Gi
outubro 14, 2011Delícia de pãozinho e belas fotos. Parabéns.
Sucesso e até mais !
cami
outubro 19, 2011gi, delícia mesmooo!
Cecilia
outubro 14, 2011Nossa, que lindo…fazia tempo que tava procurando uma receita de pão francês, mas pra fazer em casa mesmo…vc sempre tem a receita ideal!!! Farei nesse final de semana, com toda a certeza.
cami
outubro 19, 2011depois volta pra me contar heiinn!!!
Myla
outubro 14, 2011Nossa, ficaram lindos! A primeira vez que fiz, ficaram massudos. Mas agora, eu faço de um jeito que é uma delícia: compro os pãezinhos congelados no Sam’s Club, boto no forno e pronto! ahahahaha
Mas sério, semana passada fiz um pão integral que ficou tão fofinho, fiquei tão feliz. Acho que foi o melhor pão que fiz até hoje, amei!!! Até botei a receitinha no blog!
cami
outubro 19, 2011hahahahaha myla, nós tbm fizemos isso várias e várias vezes, mas nada como um pãozinho caseiro…
menina adoro pão integral :-9
Marcelo
outubro 14, 2011Ô delícia!
Pão é tudo.
Ouvi dizer que pra ajudar na casquinha, ao invés de só borrifar água no forno, pode-se colocar uma assadeirinha ou outro recipiente que aguente o calor no fundo do forno, com um pouco de água dentro (1 copo, ao menos). À medida que for assando o pão, ela vai evaporando e mantém a umidade do forno alta por mais tempo.
Borrifar umedece por uns minutos apenas, aí já seca.
E pra massa ficar mais parecida com o da padaria, água gelada ao invés de morna. As padarias usam água de gelo, e sove muito, sem rasgar a massa, só esticando e dobrando, esticando e dobrando. Em padaria, a massa é cilindrada diversas vezes em grandes máquinas, o que a deixa absurdamente elástica. Depois enrole bem esticado e faça 3 ou 4 cortes superficiais antes de levar ao forno, na diagonal do pãozinho.
Enforne sempre com o fim do rolo virado pra baixou, ou o pão fica torto e feio.
Querendo, pode-se brincar nessa hora: colocar uma fatia de mussarela sobre o pãozinho antes de fazer os cortes, pincelar com água, com clara….
Aí é só partir pro abraço.
Adoro pão também, acho que todo mundo gosta. Depois dessa receita, vou ter de fazer umas experiências na cozinha amanhã, ou morro de lombriga assustada.
Swy
outubro 17, 2011Yami *¬*
Poxa, eu A-M-O pão, principalmente pão caseiro, mas não consigo encontrar ninguém que faça um pãozinho gostoso pra mim ç_ç
Sem falar que minhas receitas são um desastre…
Enfim, muito obrigada pela receita, esse pão francês caseiro deve ser uma delícia, vou fazer hj msm rsrsr
Bjs e parabéns pelo site (:
cami
outubro 19, 2011fazz… vc vai gostar!!! e se não tem quem faça se joga!!! :-)
Elza Beling
outubro 21, 2011Olá, amiga(o), o Marcelo tem razão,colocando uma assadeira com água no fundo do forno, enquanto cozinha o pão, teremos assim o vapor, o qual ajuda na casquinha do pão.
Abraço,
Elza Beling
cami
novembro 1, 2011vou testar essa técnica :-)
Camila
fevereiro 24, 2012Cami, será que se eu deixar bater com um gancho na batedeira dá certo?
cami
março 26, 2012acho que sim amore, nunca usei batedeira para fazer pão, mas se vc tá acostumada, acho q dá certo sim…
Fabiane
março 30, 2012Cami, eu sou meio inexperiente com atitividades culinárias… Esse fermento que está na receita, é o de tabletinho ou de sementinha?
Bjos!
cami
abril 9, 2012sementinha amore??
é daquele para pães, que você pode comprar granulado ou então tipo uma pasta que vem em tabletinhos sim…
liliane lauer
março 18, 2013eu fiz essa receita e antes de assar eu passei no fubá e ficou bem gostoso¹¹¹
Divina Venancio
fevereiro 7, 2017Nossa, pãozinho é uma delícia, mas esse trabalhão todo (fiquei cansada só de ler, rsrsrs) pra ter só 6 pãezinhos???
Ha… uma dica: pra que eles fiquem com casquinha crocante, tem que colocar uma vasilha com água na parte de baixo do forno, esse vapor que dá crocância, hummm…