Categorias
Cozinha organizada

nova coluna – cozinha organizada

você tem problemas sérios em manter suas coisas de cozinha organizadas? e quando digo coisas, não é só a geladeira e a despensa não… é a lista de compras, o estoque de alimentos, a organização e a dinâmica do dia a dia e mil e outros detalhes que quando você vê não te permite otimizar seu tempo?

se você está balançando a cabeça desde a primeira pergunta, afirmando veementemente que sim, nós trouxemos a solução.

a partir de hoje, nossa convidada Thais Godinho, mãe, publicitária, beatlemaníaca e também é editora do(maravilhoso) blog Vida Organizada vai escrever essa nova coluna que vai ajudar a manter sua cozinha organizada com pequenos hábitos que mudarão a dinâmica da sua casa.

com vocês, Thaís, seja muito bem vinda!

Organização não tem a ver com arrumação, mas com praticidade. Você pode guardar todos os seus potes e panelas de qualquer jeito dentro de um armário fechado e sua cozinha estará arrumada, mas será que ela está organizada? Não! Basta abrir a porta para tomar uma chuva de tampas e utensílios na cabeça. Como organizar a cozinha, então? Veja algumas dicas.

#Doe ou venda o que você não usa
Responda com sinceridade: quantos itens você tem na sua cozinha que nunca foram usados? Tenho certeza que você pensou em pelo menos três coisas. É natural do ser humano coletar e armazenar bugigangas, mas é claro que elas atrapalham a vida, especialmente na cozinha. Analise com calma e veja o que pode ser doado a um amigo ou mesmo a uma instituição de caridade. Você também pode vender a preços camaradas e ainda juntar uma graninha. O importante é liberar espaço para algo que você realmente vá utilizar mais tarde e tirar do caminho o que está te atrapalhando.

#Diminua a quantidade de coisas
De quantos potes vocês precisa exatamente? Você tem mais de uma batedeira? Por quê? E frigideiras? Quando a gente gosta de cozinhar, acaba se empolgando e comprando sempre que vê alguma oferta ou lançamento bacana. Não existe nada de errado nisso (se não compromete seu orçamento), mas pode ser que, depois de um tempo, você se veja mergulhado(a) em um montão de tralhas e sua cozinha não tenha espaço para mais nada! Por isso é importante, sempre que puder, vistoriar a cozinha e selecionar alguns itens que já deram o que tinham que dar. Ninguém precisa de cinquenta potes, por exemplo. Nem de todos os vidros de azeitona e geleia que sobram das compras no supermercado.

#Lave a louça enquanto cozinha
Ok, você provavelmente já faz isso. Se não faz, introduza esse hábito em sua vida. Acumular toda a louça para o final é chato e a chance de deixar para lavar no dia seguinte (ou no outro…) é muito maior.

#Prepare os ingredientes antes de começar a cozinhar
Não deixe para picar todos os legumes enquanto a cebola já está passando do ponto na panela! Deixe tudo preparado antes de começar a cozinhar e vá apenas adicionando os ingredientes enquanto cozinha. Vai gerar mais louça para lavar? Sim, mas não é tanto trabalho assim a mais. Vale a pena pela tranquilidade e pela qualidade de cada ingrediente preparado, pois você preparará com menos pressa.

#Deixe à mão o que você usa mais
Os talheres de uso diário na primeira gaveta, as panelas perto do fogão, os pratos facilmente acessíveis. Pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso(a) ao reparar como a maioria das pessoas complica nesse quesito! Isso inclui a disposição dos armários – se você usa muito sua cozinha diariamente, organize alguns itens em armários abertos ou prateleiras, em vez de perder tempo o dia inteiro abrindo e fechando portinhas. Deixe guardado longe da poeira somente o que você não usa com frequência.

#Tenha áreas de trabalho
Designe um lugar para cortar os alimentos e deixe tudo por perto: tábuas, facas, raladores. Você também pode ter um lugar para deixar o que vai consumir no café-da-manhã todos os dias e prepará-lo, como cafeteira, filtros, pães etc. Independente do espaço que você tem, eu sugiro que você deixe pelo menos a área de corte livre, pois é a mais utilizada. Organizar a cozinha pela função de cada área é a melhor maneira de organizá-la, pois a arrumação diária torna-se instintiva.

#Guarde alimentos abertos em recipientes herméticos
Pode ser extremamente tentador deixar o pacote de arroz dobradinho na prateleira só porque ele é importado e muito lindo, mas você corre o risco de encontrar um monte de visitantes indesejados da próxima vez que o abrir. Isso vale para todos os outros alimentos. A não ser que eles mesmos já tenham sua embalagem original hermeticamente fechada, transfira. Existe uma série de opções nas lojas especializadas e é um investimento que vale a pena. Se quiser ir além na escala Monica Geller de organização, cole etiquetas em cada um deles, escrevendo qual o seu conteúdo.

#Agrupe objetos pequenos
Tudo o que for pequeno, de um garfo a uma garrafa de azeite, pode ser agrupado com itens semelhantes para ficar mais organizado e melhor apresentável. Alguns itens podem inclusive ser colocados dentro de um cesto ou bandeja para facilitar o manuseio. Use sua criatividade!

#Deixe seus livros de culinária na cozinha
Não tem porque deixar os livros de culinária ou seus cadernos de receitas em outro lugar que não na cozinha. Encontre um cantinho (longe do fogão) para eles e facilite suas consultas. O mesmo vale na hora de reservar um espaço para colocar o notebook ou o tablet, caso você consulte receitinhas na internet enquanto cozinha.

#Higiene em primeiro lugar
Não é possível organizar uma cozinha suja. Portanto, tenha uma lista mental de tarefas para você fazer todo dia e manter a cozinha minimamente limpa: passar um pano úmido no chão, limpar os balcões, trocar o saco da lixeira, guardar o que está no escorredor, jogar fora os alimentos vencidos, secar o que molhou etc. Você conhece as necessidades da sua cozinha e, com base nelas, monte sua própria listinha. Mas não é para anotar tarefas complicadas – somente aquelas
que podem ser feitas de 1 a 15 minutos, pois assim você terá pique para fazê-las.

Manter a cozinha organizada é questão de hábito e boa-vontade diária. Se você passa muito tempo ali, vira questão de sobrevivência. Espero que as dicas deste post tenham te inspirado a modificar pequenos detalhes que facilitarão a sua
rotina. Até mês que vem!

[amazon_auto_links id="34356"]

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

17 respostas em “nova coluna – cozinha organizada”

Estou devorando literalmente o blog Vida Organizada!!!! Estou em fase de mudança para casa nova e estou precisando muito de dicas para organizar, afinal será minha primeira casa! :) Obrigada pela sua contribuição, Thais! Beijos! Já ganhou mais uma fã! :)

Adorei o post! Alguém sabe onde posso encontrar essas divisórias de inox que estão nos armários da foto? Achei uma ótima idéia para poupar o espaço.
Obrigada

Thais abala né? to me mudando (ja efetivamente levando as coisas e minha meta é ser organizada, porisso grudo na thais, pra ir aprendendo. parabens pelo espaço. a cozinha precisa mesmo de mtas dicas pra ficar legal.
ahhhh, onde acho as divisórias???
bjs

Também adorei essas divisória de inox… sabe onde encontrá-las?
Pretendo adotar esses recursos para “abrir” espaço nos armários…
Parabéns novamente pelo blog lindo e super-útil!
Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile