creme de batata com alho

eu confesso que sinto falta de ter inverno, friozinho, dormir de edredom, colocar um casaco e tudo mais…. e sinto falta de comer sopas quentinhas para esquentar a alma…

mas com os anos fui aprendendo que para tomar uma sopa gostosinha só basta você estar com vontade e pronto. e eu estava louca para fazer um creme de batata com alho, desde que comi um desses em uma restô especializado em sopa aqui perto de casa. aproveitei que tava na semana do desafio cada dia uma sopa/creme diferente e fui testar a versão que estava na minha cabeça…

e modéstia a parte hein (ou terá sido a fome?) ficou bom pra caramba! se eu não tivesse no momento em q tô buscando minimizar danos (fechar a boca) teria repetido 2 vezes, fácil, fácil…

e de verdade? o único trabalho que dá é descascar a batata… então é assim, você vai cozinhar 1kg de batata em pouca água, junto com 1 cabeça e meia de alho (só descascar e jogar os dentes inteiros) e um tantinho de sal. quando a batata estiver bem macia, você vai processar tudo isso até formar um creme (se você achar que tem muita água tira um pouquinho). e então vai juntar 250g de creme de ricota (ou se você não tiver, pode ser creme de leite), 2 xíc. de leite e vai voltar para o fogo bem baixinho e mexendo de vez em quando até começar a ferver… aproveita para ver se está bom de sal né? 5 minutos fervendo e está pronto!

textura levinha, sabor do alho no ponto certo e aquele gostinho de quero mais… e se você gostar muito, muito de alho, pode ficar a vontade para colocar mais um tantinho… e se você não tá muito preocupada com a balança sente as ideias maldosas que vou dar agora: imagina um bacon crocante acompanhando essa delícia? ou então linguiça calabresa cortada bem pequenininha? guenta mais maldade? cubinhos de queijo mergulhados no seu creme ou então uma camada generosa de parmesão e forno até ele ficar bem crocante? mas para mim bastou ele sozinho e pronto… alma quentinha e feliz…

ps: para quem não sabe o que é o creme de ricota, eu uso esse aqui, e essa é uma divulgação espontânea tá? rs…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

22 comments on “creme de batata com alho”

Olá!
Adoro batata e adoro uma sopinha! Vou testar essa combinação com creme de ricota, que nunca comi, mas deve ser uma delícia! E vou te dizer, neste inverno investi nas sopas e consegui perder uns quilinhos – já recuperados por falta de vergonha! Rs… O importante é que vale a pena. Beijos!

Oie!
Adoro o blog de vocês. Já fiz várias receitinhas daqui.
Moro em um lugar friozinho, diferente de vocês aí, e essa receita veio a calhar. O que eu fiz de diferente foi: acrescentei um cadinho de pimenta calabresa e no potinho em que servi o creme coloquei no fundo um pouco mussarela picadadinha, que estava dando sopa na geladeira. Ficou super boom.
Vcs estão de parabéns.

camilinha!
estou precisando de receita para o cardapio do restaurante,e acho que essa ai vai cair bem!deve estar uma delicia,vou fazer em casa para esperimentar!bjos

Fiz no domingo 08/07/12, estava friozinho aqui no RJ, como ela é prática, me entusiasmei em fazê-la. Amiga que sucesso!!!!!!! Todos amaram, ficou saborosa, leve…As crianças quiseram um pouco de queijo por cima, os adultos preferiram só com alho torradinho. Tirei foto, vou enviar pra vc!!! Obrigada

Olá! Parabéns pela página, maravilhosa!! :)
Acabei de fazer esse creme, delicioso! Muito obrigada pelas receitas, pelas dicas.
Abraços,
Dani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *