Categorias
comemos por aí

bora para Belém?

Demorei para aparecer novamente por aqui mas foi por uma boa causa. Se não viajo, não existe coluna, concordam? Agora que acabei de voltar de mais uma dessas minhas andanças,já tenho algum material para dividir com vocês.

Dessa vez o meu destino foi surpreendente, nunca havia estado na região, nem nessa cidade.Impressionante como 4 horas de voo podem te transportar para um Brasil tão diferente e único, não é? Sim, a viagem foi aqui no Brasil mesmo. Durou um mísero final de semana, mas foi o bastante para uma imersão completa numa cultura tão forte e rica. Tô matando vocês de curiosidade sobre o destino, né? Bom, em se tratando de Brasil, quando citamos “uma cultura forte e rica” para definir um local ou região, somos privilegiados porque podemos arriscar qualquer uma das nossas 5 regiões como palpite. Mas a região escolhida por mim dessa vez foi a bela região norte e a cidade foi a encantadora Belém do Pará.

Há 15 dias arrumei as malas junto com o marido e partimos para um tour cultural e gastronômico pela capital paraense. Desde já digo logo que não deu tempo de provar tudo o que eu tinha vontade. Mas como o marido mesmo disse, essa viagem é só um aperitivo. E ele estava coberto de razão, já estamos aqui, de volta à cidade cinza, cheios de saudades e com água na boca só de lembrar dos camarões, do tacacá, tucupi, das faroras, do sorvete de castanha do pará da cairu, dos sucos, dos peixes, dos petiscos bem servidos, dos chopps…Hummm!

A simpatia do povo? Sem igual! E a festa de cores e sabores do Mercado do Ver-o-peso?Inesquecível! Tenho um prazer imenso em poder dividir com vocês parte dessa experiêncianova e única para mim, porque se só com o aperitivo a satisfação foi garantida, não quero nemimaginar o que vai acontecer quando provar o prato principal!

 

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

34 respostas em “bora para Belém?”

1º q fotos lindaaaaaasss!!!!! Outrora passei uma semana nessa cidade única e ela é única msm em tudo,ameiiiiiii
É claro q como toda capital tem seus problemas,mas na época o q mais me chamou atenção foi a pichação,mas foi uma semana intensa q continua fresca na minha mente ate hoje!!!

Ai, que orgulho que me deu! Sou paraense e atualmente moro em Fortaleza, e sou sua leitora a pouco tempo (o bastante para dizer que sou viciada no seu blog e nas suas receitinhas confort foods).
Espero que volte mais vezes nessa minha terrinha que é linda, e rica gastronomicamente!
Tiveste coragem de provar maniçoba? ela e o tacacá sao as minhas comida favoritas (junto com o açai tbm heueheu).
Toda vez que vou visitar os parentes com o meu marido (que tbm é Rafael), ele engorda uns 10 kilos, sem mentira nenhuma, de tanto comer a comida de lá.
Volte mais vezes!!!
Beijos!!!

Ta ai um lugar que é meu sonho conhecer, hoje vi na comunidade de receitas do orkut uma receita com bacuri sinceramente minha boca encheu de água…dai entro aqui na sua “casa” e me deparo com uma viagem sua para esse Paraíso.

Lindas fotos!!!

bjs

Adorei a materia! Sou de Belém, mas moro em Goiânia e me bateu muitas saudades. Todos devem conhecer Belém, nem que seja assim rapidinho mesmo.

Oi, sou “fuçante” do blog ha algum tempo, e confesso que ate ja fiz algumas receitinhas.
Mas vim aqui pra compartilhar do recente (de vocês, e antigo meu) amor por Belém. Sou baiana de Feira de Santana, mas morei por 2 anos e meio em Belém. Simplesmente AMO aquela cidade! Açaí (de VERDADE!!!), a tapioca, os incriveis sovertes da cairu, as Docas, O Mangal das Garças, a Praça Batista Campos, a feira da praça da Repúblia aos dimingos…Nossa quanta lembrança boa dessa cidade.
Enfim!deixa eu para se não eu acabo chorando!rsrs…
Parabens pelo Blog!!!

Oi, estou aqui para deixar o meu comentario,como eu gostaria de ter conhecido a captal do para eu morei ai no estado mas nao a conheço quando eu ir la eu vou conhecer,tem 14 anos que eu mudei aqui para vitoria es.

Parabéns, pelo post sobre belém!!!! Adoro belém, é uma cidade encantadora, com boa gastronomia, aquele ver-o Peso é tudo, dá para se perder em tantas coisas gostosas, Sucos naturais… Peixe tudo de bom, açaí fresquinho com farinha de tapioca e outras coisitas mais!!!! Tem apenas uma coisa que não gosto é ” Maniçoba” de resto gosto tudo de lá…
Ahh e aproveitando que estou aqui comentando o post de belém… Quero parabenizar pelo blog que é uma delícia de se ler… e como se estivéssemos ai sentindo o cheirinho dessas comidas maravilhosas!!! Parabéns e continuem sempre!!!

Você conseguiu a receita das famosas rosquinhas de castanha do Pará? Sou louco por elas mas não acho a receita… As que encontrei na Net não são as mesmas das rosquinhas que se vendem por lá.

Quer uma dica de quanto vir a Belém e ter uma explosão de cultura em um único final de semana? Círio. É clichê, eu sei, mas nesse final de semana você, de tabela, vai poder comer quase tudo da gastronomia paraense indo na casa de um belenense no segundo domingo de outubro. Além disso, vai ver carimbo, festa a céu aberto, teatro/dança/”carnaval” no meio da rua do centro histórico, e, acima de tudo, a fé do povo daqui que não tenho como explicar. Sim, sou paraense, sou belenense e APAIXONADA pela minha cidade.
É sempre bom ver que a visão de alguém de fora é tão empolgante quanto a nossa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.