quiche de mandioquinha com iogurte

vou logo avisar, eu acho mandioquinha uma delícia, mas pelo menos por essas bandas sempre acho por um preço mais salgadinho e isso quando encontro, mas posso falar?  eu compro sempre que acho mesmo… gente como fiquei tanto tempo sem comer essa delícia? e essa receita ficou tão levinha e gostosa…


eu tava atrás de um quiche levinho, e a mandioquinha tava no congelador clamando para ser usado (sim eu congelo para não estragar e jogar meus reais fora). e aí pensei, e se eu substituir o creme de leite por iogurte hein? boaa… e se a casquinha de fora for de biscoito integral? perfeito né?  e então foi colocar em prática minhas ideias!

comecei ralando 500g de mandioquinha e cozinhando com um  tantinho de sal… quando ela estava bem macia, deixei escorrer beeemmm… enquanto isso refoguei em 1/2 colher de manteiga, 1 talo grande de alho poró (que você pode substituir por cebola também) até ele ficar bem molinho. junte então a mandioquinha, refogue um pouquinho e deligue o fogo. em uma tigela à parte bata 3 ovos até eles dobrarem de tamanho, adicione sal e pimenta do reino à gosto e misture ao refogado. por último, você vai adicionar 250ml de iogurte natural. você vai jogar esse creme em uma forma de fundo falso de cerca de 15 cm coberta com uma casquinha de biscoito (aqui usei 1/2 pacote de biscoito versão integral com gergelim bem triturada misturada a 1 colher de sopa de manteiga derretida – com essa quantidade ficou uma massinha mais esfarelenta mas era assim que eu queria mesmo). por último e não menos importante coloquei por cima 100g de queijo branco cortado em cubos grandes. agora é assar em temperatura baixa por aproximadamente 1h ou até que ele esteja bem firme.

gente, ele fica tão gostosinho, tão levinho… e a casquinha de biscoito integral, nunca mais faço com a versão normal, me apaixonei por essa, rs…

observação importante 1: a massa fica um pouco menos firme que a versão padrão do quiche com creme de leite, por isso é bacana você esperar esfriar um pouquinho antes de servir, assim ele fica mais firme e até mais gostoso.

observação importante 2: se você não tem uma forma de fundo falso não deixe de fazer, afinal a única coisa que vai mudar é que você não vai desinformar…


Olha isso aqui...