pão francês

quem consegue resistir a um pão francês quentinho e crocante? eu mesmo morro quando me deparo com um e admito que como puro, sem nadica, muito menos pena, rs…e você sabia que esse pãozinho de francês não tem quase nada?

 

pois é! conta a história (ou o wykipedia) que este pão surgiu na época da primeira guerra mundial quando os ricos e fofos que voltavam da europa, descreviam um pãozinho que comiam na frança e pediam a seus cozinheiros que testassem receitas até encontrar o pão perfeito. e assim, o pão de casca e miolo escuros foi substituído pelo nosso pão francês de todo dia! e o mais legal é descobrir os nomes super diferentes que eles ganham em cada região desse país a fora…

quando os nossos estavam no forno, eu juro que cheguei a pensar que não daria certo, mas não só deu como ficou delicioso e com aquele cheirinho do pão que a gente compra na padaria…

comece fazendo uma esponja, ou seja, vamos acordar o fermento! o rafa fez assim: ele misturou bem 1 xíc. e meia de água morna com 1 xíc. de farinha e 2 colheres de chá de fermento biológico. deixou então descansando por uns 10 min, até ela crescer bem… adicionou esta mistura à mais 2 xíc. e meia de farinha e 1 colher de chá rasa de sal. aí amigos é força no muque. quando formar uma massa homogênea é hora de se exercitar e sovar bem a massa por aproximadamente 5 min. quando a massa estiver levemente mais clara, forme uma bola grande com um corte no meio (para deixar a massa respirar), coloque um um recipiente levemente untado com azeite e deixe crescer por 1h e meia (importante: o ideal é sempre deixar sua massa crescer longe de correntes de vento, dentro do forno é um ótimo local). depois desse tempo, dê uma leve amassada na massa e deixe a mesma crescer por mais 30 min. depois desse tempo, separe sua massa em porções (por aqui renderam 6 bolinhas) e faça o formato que você desejar*. organize seus pães no tabuleiro que irá assar, que deve estar untado com um pouco de azeite e farinha, deixando um bom espaço entre eles. deixe descansar então por mais 45 min. pãezinhos crescidos? chega, finalmente a hora de assar! pré aqueça o forno e deixe o mesmo em temperatura média para baixa. coloque então seus pãezinhos no forno borrifando bastante água em todas as laterais do seu forno. agora é deixar por uns 30 a 40 min e devorar…

* algumas informações importantes: como o pão francês da padaria, este também ficará com a casquinha bem crocante e o miolo macio, mas a casquinha deste ficará mais grossa… segundo nossa personal chef Miau Caldas, um tipo de forno chamado forno combinado (algo tipo isso) é o ideal para esse tipo de pão… e como não tenho um desses por aqui, ficamos felizes com o resultado. outro detalhe, é que esse formato bolinha fica ótimo, mas chegamos a conclusão que a próxima receita será reproduzida com o formato padrão, enroladinho, assim ele fica um pouco menos massudo no meio…

manteiguinha derretendo nesse pão quentinho e nada mais! isso é bom demais!

 


Olha isso aqui...


  • Oii
    Adorei conhecer esse blog. Parece até que sinto o cheiro das receitas que estão aqui. Vale sempre uma visitinha!
    Fiz um post para o dia das crianças, com minha filhota. Dá uma olhadinha no estilo da pequena!
    Bjim
    http://www.luanacrescente.blogspot.com

    • cami

      então se vc sentiu o cheiro desse pãozinho ficou com vontade de fazer né não?

  • Gi

    Delícia de pãozinho e belas fotos. Parabéns.

    Sucesso e até mais !

    • cami

      gi, delícia mesmooo!

  • Cecilia

    Nossa, que lindo…fazia tempo que tava procurando uma receita de pão francês, mas pra fazer em casa mesmo…vc sempre tem a receita ideal!!! Farei nesse final de semana, com toda a certeza.

    • cami

      depois volta pra me contar heiinn!!!

  • Nossa, ficaram lindos! A primeira vez que fiz, ficaram massudos. Mas agora, eu faço de um jeito que é uma delícia: compro os pãezinhos congelados no Sam’s Club, boto no forno e pronto! ahahahaha

    Mas sério, semana passada fiz um pão integral que ficou tão fofinho, fiquei tão feliz. Acho que foi o melhor pão que fiz até hoje, amei!!! Até botei a receitinha no blog!

    • cami

      hahahahaha myla, nós tbm fizemos isso várias e várias vezes, mas nada como um pãozinho caseiro…
      menina adoro pão integral :-9

  • Marcelo

    Ô delícia!
    Pão é tudo.
    Ouvi dizer que pra ajudar na casquinha, ao invés de só borrifar água no forno, pode-se colocar uma assadeirinha ou outro recipiente que aguente o calor no fundo do forno, com um pouco de água dentro (1 copo, ao menos). À medida que for assando o pão, ela vai evaporando e mantém a umidade do forno alta por mais tempo.
    Borrifar umedece por uns minutos apenas, aí já seca.
    E pra massa ficar mais parecida com o da padaria, água gelada ao invés de morna. As padarias usam água de gelo, e sove muito, sem rasgar a massa, só esticando e dobrando, esticando e dobrando. Em padaria, a massa é cilindrada diversas vezes em grandes máquinas, o que a deixa absurdamente elástica. Depois enrole bem esticado e faça 3 ou 4 cortes superficiais antes de levar ao forno, na diagonal do pãozinho.
    Enforne sempre com o fim do rolo virado pra baixou, ou o pão fica torto e feio.
    Querendo, pode-se brincar nessa hora: colocar uma fatia de mussarela sobre o pãozinho antes de fazer os cortes, pincelar com água, com clara….
    Aí é só partir pro abraço.
    Adoro pão também, acho que todo mundo gosta. Depois dessa receita, vou ter de fazer umas experiências na cozinha amanhã, ou morro de lombriga assustada.

  • Swy

    Yami *¬*

    Poxa, eu A-M-O pão, principalmente pão caseiro, mas não consigo encontrar ninguém que faça um pãozinho gostoso pra mim ç_ç
    Sem falar que minhas receitas são um desastre…
    Enfim, muito obrigada pela receita, esse pão francês caseiro deve ser uma delícia, vou fazer hj msm rsrsr

    Bjs e parabéns pelo site (:

    • cami

      fazz… vc vai gostar!!! e se não tem quem faça se joga!!! :-)

  • Elza Beling

    Olá, amiga(o), o Marcelo tem razão,colocando uma assadeira com água no fundo do forno, enquanto cozinha o pão, teremos assim o vapor, o qual ajuda na casquinha do pão.

    Abraço,
    Elza Beling

    • cami

      vou testar essa técnica :-)

  • Camila

    Cami, será que se eu deixar bater com um gancho na batedeira dá certo?

    • cami

      acho que sim amore, nunca usei batedeira para fazer pão, mas se vc tá acostumada, acho q dá certo sim…

  • Fabiane

    Cami, eu sou meio inexperiente com atitividades culinárias… Esse fermento que está na receita, é o de tabletinho ou de sementinha?
    Bjos!

    • cami

      sementinha amore??
      é daquele para pães, que você pode comprar granulado ou então tipo uma pasta que vem em tabletinhos sim…

  • liliane lauer

    eu fiz essa receita e antes de assar eu passei no fubá e ficou bem gostoso¹¹¹

  • Divina Venancio

    Nossa, pãozinho é uma delícia, mas esse trabalhão todo (fiquei cansada só de ler, rsrsrs) pra ter só 6 pãezinhos???
    Ha… uma dica: pra que eles fiquem com casquinha crocante, tem que colocar uma vasilha com água na parte de baixo do forno, esse vapor que dá crocância, hummm…