torta de batata com recheio de carne e lentilha

comidinha comfort food é torta de batata não é mesmo? mamis fazia sempre e minha irmã mesmo (a viciada em batatas) sempre come de limpar o prato, rs… e eu herdei esse costume depois que casei, mas volta e meia me arrisco a dar uma variada na receita.

com essa receita na verdade fiz um monte de adaptações… sabe aqueles dias que você tá inspirada para juntar um pouco de tudo? era eu… com ela testei misturar a proteína de soja com carne moída, o que deu super certo… por isso fica a super dica para quem quer começar a incluir esse ingrediente na sua alimentação, mas ainda fica meio assim de ser radical e cortar a carne, rs…

comecei cozinhando 3 batatas grandes até elas ficarem bem macias. enquanto isso, em uma panela refoguei 1 cebola pequena cortada em cubos, 2 dentes de alho amassados em um fio de azeite. juntei então 300g de carne moída e deixei refogar bem. quando a carne já estava cozida adicionei 100g de proteína de soja já hidratada, um tanto de sal, uma pitada de pimenta calabresa e pimenta do reino e por último, 1 xíc. de lentilha cozida. quando as batatas estavam bem macias, amassei bem, misturei 2 colheres de sopa de cream cheese, uma pitada de sal e misturei bem. e então era só montar, primeiro a carne, um fio de azeite e por fim o purê de batata com uma pitada de salsa por cima… aí é forno por aproximadamente 30 min em temperatura média.

e realmente comprovei que torta de batata deveria fazer parte do cardápio de todas as pessoas do mundo! comi só com uma saladinha e a cada garfada fui feliz, rs.. a lentilha deu um toque todo especial e o cream cheese deixou a batata ainda mais cremosa…

e para quem nem pensa na proteína de soja é só substituir por mais carne, ok? e se você quer se jogar na PTS e não sabe como hidratar a proteína a dica que a chef Miau (nossa querida colunista) me deu foi cobrir a quantidade que eu queria com caldo de legumes ou carne beeemmm quente, esperar uns 30 min, escorrer bem e pronto!


Olha isso aqui...