bolo de goiabada

aqui bem pertinho de casa abriu uma loja de queijos produzidos no interior de PE, e a cada final de semana que passamos por lá fico mais e mais pobre, isso porque o Rafa quer todos os queijos que existem e eu não consigo sair de lá sem um saco de pão de queijo, rs… e foi por lá que começou a história dessa receita…

o que bolo de goiabada tem a ver com queijo vocês devem estar se perguntando… mas deixa eu te explicar, senta aí: é porque nessa loja eles oferecem várias receitas para você fazer com os produtos deles e uma delas é um petit gateau de goiabada com recheio de requeijão. ficou com água na boca? nós tbm, mas não deu certo… o requeijão transbordou, a massa ficou estranha, enfim… mas quando provei aquele bolinho feioso vi que aquela massa tinha jeito e futuro, então coloquei fermento, transformei em bolo e fomos felizes para sempre, rs…

e continua acompanhando que o grande diferencial tá nessa goiabada maldosa por cima, vai acompanhando…

você vai começar batendo 2 ovos mais 2 gemas e 4 colheres de sopa de açúcar até que comece a espumar e ficar mais claro. adicione então 1/2 xícara de farinha de trigo e 1/2 xícara de manteiga derretida. misture muito bem por alguns minutos e então adicione 200g de goiabada em creme (se você achar a cremosa ótimo, senão é só derreter a que você compra em pedaços no microondas – mais detalhes aí embaixo). então é o seguinte, o petit gateau para por aí, então se você quiser arriscar é colocar essa massa em forminhas, tascar uma colher de requeijão no meio e levar ao forno. mas se você acha que o bolo dá mais futuro, adicione 1 colher de chá cheia de fermento (lembrem do trucão: dissolver o fermento em um pouquinho de leite e ir batendo até ele crescer e ficar parecendo clara em neve). misturou o fermento, é só colocar numa forma untada e levar ao forno em temperatura média por meia horinha…

por aqui rendeu um bolo pequeno, pq o rafa já tinha usado metade da massa para os coitados petits, mas ele cresce bem e fica tão fofinho, mas tão fofinho que dá vontade de comer ele todinho de uma vez (monstrinho).

se você for derreter a goiabada pode cortar ela em pedacinhos e levar ela ao microondas por 20 segundos na potência alta  ou derreter na panela com um chorinho de água…

e como eu sou esperta segurei vocês até agora por aqui para contar o segredinho dessa calda aí, rs… seguinte, depois da goiabada derretida, colocamos 1 colher de chá de essência/extrato de baunilha e esse detalhe deu um “praqueisso” nesse bolo que vocês nem imaginam, vale a pena!

obs. final: por incrível que pareça esse bolo não fica extremamente doce não!!!

update: para quem se interessou pela loja de queijo, ela já apareceu aqui no blog bem lá no iniciozinho, eles vendem pela internet e agora abriram uma lojinha super charmosa, dá uma olhada aqui ó.


Olha isso aqui...