geleia de hortelã

há um tempo atrás cismei de fazer geleia de pimenta e me deparei com uma das minhas receitas preferidas desde que comecei o blog. e então matutei, matutei e decidi fazer uma versão de hortelã, que ficou tão gostosa quanto!

o rafa queria fazer carne de cordeiro (chique ele) e ia comprar a geleia de hortelã para acompanhar, quando eu tive a ideia de testar a base da receita da de pimenta para fazer a versão de hortelã… algumas adaptações, uma ajustada aqui e outra ali e lá estava pronta minha geleia…

antes que você comece a se perguntar o porquê dela não estar tão verdinha como aquela que compramos no mercado, eu vou dizer, para mim, pareceu impossível acontecer sem um corante, mas quem tiver alguma outra ideia, tô aceitando!!

e então comecei cortando 5 maçãs em cubos, sem casca, mas com os caroços, adicionei 3/4 de 1 maço de hortelã (só as folhas) e 2 xíc. de água. em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixei a água reduzir e as maçãs ficarem beemm macias… aí é hora de tirar do fogo e passar essa mistura por uma peneira de malha fina (as massas ficam parecendo uma papinha e vai render um caldo bem grossinho depois de passar pela peneira.)… depois de coado você deve ter 1 xíc. de líquido. volte para o fogo, adicione 1/2 xíc. de açúcar e em fogo baixo deixe engrossar bem… quando vc achar que já está bem grossinho adicione o restante do hortelã. aí é deixar esfriar um tantinho e guardar num pote bem fechadinho na geladeira…

essa geleia super combina com carne vermelha, principalmente com carne de porco e cordeiro… mas eu acho super válido comer com uma torradinha também, não vou mentir…

e imagina que mimo você fazer essa geleia e a de pimenta, colocar em mini potinhos e dar de presente? quem ganhar vai te amar para sempre, certeza!


Olha isso aqui...