Croquete de Batata

dia desses, domingão, faltando menos de 2hs pro jogo do mengão começar, as cervejas já descasavam no congelador quando eu percebi que faltava o tira-gosto. E eu estava doido por uma friturinha, um bolinho, um croquetizinho, qualquer salgadinho tava valendo.

corri pra cozinha e preparei um croquete de batata que ficou delicioso. cami já disse por aqui várias vezes que adoro uma fritura! mas é que depois que descobri que com óleo novinho qualquer fritura fica bem feita, volta e meia cato alguma receita para essa finalidade.

e para fazer o seu croquete você vai bater 2 ovos, acrescentar 4 batatas pequenas cozidas (de preferência deixe elas esfriando um pouco), 100g de queijo coalho cortado em cubos pequenos (pode ser queijo minas ou ricota), 50g de queijo parmesão ralado, 10g salsa picada, pimenta do reino à seu gosto, 1 colher de café de sal e 1 xíc de farinha de rosca. aí, é só misturar bem todos os ingredientes e como a massa fica bem mole, o ideal é colocar no congelador por 15 minutos e só depois enrolar. é bom ir limpando a mão de vez em quando, porque assim fica mais fácil enrolar. agora é fritar em óleo de canola bem quente até que fiquem bem marronzinhos e deixar descansar por 5 minutos no papel toalha, para ele ficar bem sequinho.

depois disso foi só alegria! cerveja geladíssima e bolinhos quentinhos e crocantes. infelizmente o mengão empatou de novo, mas o petisco fez a alegria do domingo.

obs: minha mãe me ensinou que sempre que você for fritar algo, você deve colocar 1 dente de alho com casca no óleo para ele não ficar escuro. coisas de mãe!

By Rafael

O Rafa fica por trás da câmera, buscando sempre as melhores fotos! Além disso, é ele que coloca a mão na massa para fazer todos os pães que você encontra por aqui.

38 comments on “Croquete de Batata”

Marco,
Os croquetes ficaram lindos, para mim ficaram com um pouco de sal a mais.
Os ingredientes são, queijo coalho e parmesão ambos possuem alto teor de Sódio, caso retire o sal da receita o teor de sódio nos croquetes fica aceitável (moderado), cada 100 gramas de croquetes ficam com 310 mg de Sódio.
Abraço.
Guloso e Saudável

Vlw pelo comentário técnico hahaha. É que o queijo coalho que usamos o sal é muito discreto e croquete sem sal pra tomar com uma cervejinha não rola :) A minha dica é, frita um só primeiro e prova se faltar sal você vai ajustando.
Um abraço.

As receitas estão maravilhosas, gostaria de compaartilhar algumas receitas com vocês, agradecida, e , também receber mais outra, by!

oi marco… quer dizer, oi rafa, Rs!!!!
vc acha que dah pra levar esses croquetes no forno???
eh pq amo croquetes, mas nao faço frituras em casa…
desde jah agradeço

Juliana, foi mal esqueci de colocar isso na receita os dois queijos você vai colocar eles ralados e eles vão derreter quando você fritar o bolinho, isso que faz ele ficar bem cremosinho por dentro.

Oxi, sacanagem chamar o Rafa tantas vezes de Marco, dá onde tiraram? Mas a receita está maravilhosa RAFA! As quartas-feiras aqui estão ótimas, só p/ os gordinhos hahaha

Abração em vc e na Camilla!

Noooossa estou viciada nesse blog!!! kkkk
Todas as receitas que faço ficam perfeitas!
Ontem comemos brownie e hj almoçamos a torta levíssima de legumes!
Hummm…ficou 10!
Rafa, a farinha de rosca é para ser misturada tb?? Ou devo usá-la apenas depois de enrolar os croquetes?
Essa será a receita do final de semana!
Parabéns para vcs dois!!! =D

Nossaaaaa, onde eu tava q nunca tinha visto esse blog? ameiiiiiiiiiiiiiiiiii…nossa sem palavras. Adoro cozinhar, e trocar receitas então! Moro em Rio Branco, Acre…isso mesmo o Acre existeeeeeee…kkkkk..Parabéns, vou usar muitas das suas receitas no restaurante da minha mãe…..bj

Vou fazer para o meu esposo… qdo ele acordar terá a bela surpresa de encontrar os bolinhos fritos, mas a cerva será por conta dele! rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *