Croquete de Batata

dia desses, domingão, faltando menos de 2hs pro jogo do mengão começar, as cervejas já descasavam no congelador quando eu percebi que faltava o tira-gosto. E eu estava doido por uma friturinha, um bolinho, um croquetizinho, qualquer salgadinho tava valendo.

corri pra cozinha e preparei um croquete de batata que ficou delicioso. cami já disse por aqui várias vezes que adoro uma fritura! mas é que depois que descobri que com óleo novinho qualquer fritura fica bem feita, volta e meia cato alguma receita para essa finalidade.

e para fazer o seu croquete você vai bater 2 ovos, acrescentar 4 batatas pequenas cozidas (de preferência deixe elas esfriando um pouco), 100g de queijo coalho cortado em cubos pequenos (pode ser queijo minas ou ricota), 50g de queijo parmesão ralado, 10g salsa picada, pimenta do reino à seu gosto, 1 colher de café de sal e 1 xíc de farinha de rosca. aí, é só misturar bem todos os ingredientes e como a massa fica bem mole, o ideal é colocar no congelador por 15 minutos e só depois enrolar. é bom ir limpando a mão de vez em quando, porque assim fica mais fácil enrolar. agora é fritar em óleo de canola bem quente até que fiquem bem marronzinhos e deixar descansar por 5 minutos no papel toalha, para ele ficar bem sequinho.

depois disso foi só alegria! cerveja geladíssima e bolinhos quentinhos e crocantes. infelizmente o mengão empatou de novo, mas o petisco fez a alegria do domingo.

obs: minha mãe me ensinou que sempre que você for fritar algo, você deve colocar 1 dente de alho com casca no óleo para ele não ficar escuro. coisas de mãe!


Olha isso aqui...